Translate

11 agosto 2014

Petrobrás

A Petrobras teve lucro líquido de 4,959 bilhões de reais no segundo trimestre do ano, queda de 20 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior, com forte aumento das despesas e menores ganhos com desinvestimentos, informou a companhia nesta sexta-feira.

O resultado ficou muito abaixo das expectativas de analistas ouvidos pela Reuters, que estimavam elevação do lucro para 7,04 bilhões de reais. Em relação ao primeiro trimestre do ano, o lucro recuou 8 por cento.

(...) As despesas totais (vendas, gerais, administrativas, custos exploratórios, em pesquisas, entre outros gastos operacionais) aumentaram em 2,8 bilhões de reais, ou 38 por cento, para 10,17 bilhões de reais.

Já a receita de vendas subiu 11,8 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 82,3 bilhões de reais, com preços dos combustíveis maiores, enquanto o custo dos produtos e serviços vendidos subiu 15,2 por cento.

(...) A empresa ainda amargou um aumento de 55 por cento no prejuízo na Área de Abastecimento, de 3,9 bilhões de reais, devido à política do controle de preços dos combustíveis que mantém a defasagem nos valores de venda da Petrobras ante o mercado externo.

(...) O indicador de Endividamento Líquido/Ebitda ajustado caiu para 3,94 vezes ao fim do segundo trimestre, ante 4 vezes no primeiro trimestre. Essa relação estava em 3,52 por cento no fim do ano passado.

Já a alavancagem subiu para 40 por cento ante 39 por cento ao fim de 2013 e do primeiro trimestre deste ano.

Tais indicadores, que preocupam o mercado, estão acima do que a Petrobras considera como o adequado do ponto de vista de financiabilidade de seu plano de investimentos 2014-2018, de 220,6 bilhões de dólares.(...)


Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário