Translate

15 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Circularização

Um dos procedimentos básicos adotados na auditoria é a circularização. A circularização é baseada no método das partidas dobradas; se uma empresa faz o registro de uma venda, outra empresa terá o registro da compra. Assim, para certificar o valor existente, por exemplo, em empréstimos bancários, uma conta do passivo da empresa, a auditoria manda uma correspondência ao banco solicitando esta informação. A resposta será confrontada com os registros contábeis da empresa auditada. A circularização garante a confiabilidade dos números existentes nas demonstrações contábeis.

Existem situações onde a auditoria não consegue obter resposta desta circularização. Neste caso, a opinião dos auditores pode estar comprometida. O usuário, nestes casos, deverá usar as demonstrações contábeis com muito cuidado: existe uma grande chance dos valores não corresponderem à realidade.

Veja um relatório de auditores independentes e sua observação:

Nesta informação, a auditoria informa que não consegui fazer a circularização com os fornecedores, bancos, principais credores e processos judiciais. Isto compromete as principais contas do passivo. Numa situação como esta, use a informação por sua conta e risco.



Observação: esta é a mesma empresa da postagem anterior. Isto mudaria sua resposta?

2 comentários:

  1. Posso sugerir uma materia? Acho que seria importante e relevante uma abordagem no tema de financas pessoais e orcamento familiar. Talvez algo que determine como fazer um orcamento e qual seria os pontos mais triviais.
    Sou um contador iniciante prestes a comecar mestrado e tirar meu CPA. Gosto muito do blog e leio quase que diariamente.
    Obrigado e um grande abraco!

    ResponderExcluir
  2. Leandro,

    Agradeço a sugestão. Tentaremos colocar isto na pauta.

    ResponderExcluir