Translate

11 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Notícia de Jornal

Cerca de quarenta dias após o encerramento de cada trimestre, os jornais costumam publicar informações sobre o desempenho das empresas. Geralmente são informações de receita, lucro, endividamento, entre outros aspectos. Neste momento os jornais reúnem informações de algumas dezenas de empresas para fazer uma análise de como evoluiu uma determinada medida. A análise jornalística é feita com base nas empresas de capital aberto, que são obrigadas a divulgar seus resultados trimestrais.

Ao ler uma destas notícias você deve ter muito cuidado. Como o autor da reportagem é geralmente uma pessoa com poucos conhecimentos de contabilidade, erros diversos são cometidos. Veja o exemplo de um texto que saiu no jornal Correio Braziliense, denominado “Empresas lucram 18% mais no 1º. Semestre”, de 6 de agosto de 2014 (página 8, Economia). No texto de uma página, o jornalista apresenta um longo quadro comparativo entre o lucro líquido do primeiro semestre de 2013 versus mesmo período de 2014.

O quadro recebeu a denominação de “Cofres Cheios” e tem o seguinte subtítulo: “mesmo com atividade fraca, companhias com ações em bolsa ampliam ganhos”. Respire. O quadro é de lucro líquido que pode ter uma relação com “cofre” da empresa. Se fosse para ver o “cofre” das empresas, seria melhor usar a conta Disponível ou “Caixa e Equivalentes” do balanço patrimonial. Além disto, o termos “ganhos” não é igual a “lucro”.
O que chamou a atenção do quadro foi o resultado da última empresa, a ALL. O quadro informava que o lucro da ALL caiu de 2,7 milhões para -0,5 milhão de reais.

Inicialmente achei os valores reduzidos, já que a ALL é uma grande empresa. Fui verificar estes valores e encontrei que os seguintes valores:

(os valores do jornal estão em milhões e da empresa em milhares de reais) Encontrei estes mesmos valores na apresentação da empresa. O que ocorreu? Honestamente não sei. Isto naturalmente coloca em dúvida todas as demais informações. E serve para alertar sobre o uso deste tipo de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário