Translate

07 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Empresa Nova

Uma empresa nova apresenta uma série de características que terão reflexos sobre suas demonstrações contábeis. De uma maneira geral, uma empresa nova possui uma rentabilidade reduzida, um elevado nível de endividamento (necessário para fazer os primeiros investimentos) e pouca geração de caixa das atividades operacionais. Assim, quando o usuário for analisar uma empresa nova deve levar em consideração estes fatores. A principal preocupação é tentar verificar a capacidade de sobrevivência desta empresa.

Veja o caso da Renova Energia, uma empresa na área de geração de energia eólica, solar e de pequenas centrais hidrelétricas. Por atuar nesta área temos uma simpatia natural pela empresa. Mas o usuário deve ser isento na sua análise. Vejamos inicialmente o seu resultado recente:


 É possível notar que a empresa não está conseguindo gerar lucro, fato normal numa empresa nova (a Renova foi fundada em 2001, mas somente em 2009 começou a trabalhar com energia eólica). Mas pelo menos a Renova está obtendo lucro operacional (aqui uma ressalva, já que a demonstração do resultado não está considerando as despesas administrativas, a depreciação entre outros aspectos). E o prejuízo apresentou uma redução (veja um aspecto curioso: como o resultado é negativo, a empresa apresentou que o resultado diminuiu, quando na verdade ele aumentou!).

Vamos observar agora o balanço patrimonial da empresa. Por atuar num setor onde o volume de investimento exigido é elevado, a maior parte do ativo é composta de imobilizado. Mas deve-se notar o aumento de caixa e aplicações financeiras, que constituem a reserva financeira da empresa, nos dois últimos trimestres. No passivo destaca-se a redução do curto prazo e o aumento do longo prazo. Nas notas explicativas a empresa esclarece o que ocorreu: a quitação de empréstimos-pontes e a contratação de um empréstimo de longo prazo. Isto é positivo já que permite uma maior tranquilidade na renovação do passivo.

E a DFC? A única informação dada é a seguinte figura:

Ou seja, a Renova não está conseguindo gerar caixa das operações, como ocorre geralmente nas empresas que estão iniciando num determinado setor. Mas o volume de disponibilidade total ainda é suficiente para manter a empresa por vários exercícios.

No final das informações, uma nota a empresa:

Ou seja, as demonstrações não foram auditadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário