Translate

23 julho 2014

Resenha: Como o Futebol Explica o Mundo

Aproveitando a Copa, alguns livros sobre futebol voltaram a serem comentados. Este pequeno livro, como um pouco mais de 200 páginas, do jornalista estadunidense Franklin Foer tem uma visão diferente do esporte. Em dez capítulos, Foer faz uma descrição interessante do esporte em diversos pontos do mundo. O primeiro capítulo é sobre gangsteres e Foer usa o Estrela Vermelha e o Oblic, clubes da atual Sérvia, para mostrar como uma equipe de futebol pode servir a propósitos políticos, inclusive durante a guerra. O foco do capítulo é a história de Zeljko Raznatovic. O capítulo dois trata da rivalidade entre os clubes escoceses Glasgow Rangers e Celtic. Como o Rangers são próximos aos protestantes e o Celtic aos católicos, a descrição do capítulo mostra a relação entre futebol e religião. O capítulo seguinte é sobre o Hakoah, um clube austríaco que fez sucesso nos anos vinte. Este clube entrou para história por ser compostos por judeus, tendo sofrido por este motivo, e por ter sido o clube de Bella Guttmann (embora o livro não faça esta relação). O capítulo também comenta sobre o MTK, um clube fundado por empresários judeus e, por este motivo, é bastante odiado pelos torcedores dos outros clubes. O capítulo 4 segue Alan Garrison, um torcedor apaixonado do Chelsea e um dos primeiros hooligans. O capítulo cinco fala de Eurico Miranda, o controverso cartola do Vasco da Gama . Como o livro foi escrito há mais de dez anos, sentimos aqui a defasagem na história e não acrescenta muito ao que já sabemos.

Os jogadores africanos na Ucrânia é o tema do sexto capítulo do livro. O ator descreve a presença de um nigeriano na cidade de Lviv. Berlusconi e o seu Milan mostram os oligarcas no futebol e sua influencia sobre o resultado. É interessante a parte onde o autor mostra como os resultados do campeonato italiano podem ser manipulados, pelo árbitro e pela imprensa, em favor de alguns grandes clubes, especialmente a Juventus.
O Barcelona, que o autor confessa ser um fã, é o tema do capítulo oito. Mas Foer não perdoa e mostra que o clube foi beneficiado pela ditadura de Franco. O clube é um dos mais odiados do mundo segundo o autor por não seguir a “cartilha” dos grandes clubes. A presença do futebol no Irã é o tema do capítulo seguinte. É interessante como o autor mostra o interesse das mulheres pelo esporte.

O capítulo final mostra o lobby existente nos Estados Unidos contra o futebol. Para Foer, a globalização implica na aceitação do esporte em muitos países, inclusive na América do Norte. Mas os tradicionalistas resistem.

Vale a pena? Se você gosta de futebol e quer entender como este esporte influencia a vida diária no mundo, o livro deve ser lido. É uma fonte de reflexão e possui algumas informações uteis. O livro ajuda muito sua leitura, apesar de desatualizado em muitos capítulos, principalmente o cinco e o oito. Se você gosta do tema globalização também é uma boa leitura.

FOER, Franklin. Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização. Zahar, 2005.

Se decidir comprar o livro, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br-

Nenhum comentário:

Postar um comentário