Translate

24 julho 2014

Listas: 11 boas invenções

1. Gomas de mascar que limpam os dentes
O problema: Cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças bucais não tratadas como cáries e gengivite.

A solução: "Sweet Bites", uma goma de mascar que é reforçada com xilitol para limpar os dentes e prevenir doenças. A invenção não apenas pode ajudar o mundo a fazer avanços na área da saúde oral, como seus criadores esperam também que as mulheres empreendedoras possam vendê-las em comunidades pobres, ajudando a estimular o desenvolvimento econômico.

2. Um protetor bucal que pode detectar concussões
O problema: Detectar uma concussão é difícil, além disso, a falta de conhecimento pode levar os atletas a uma vida de danos cerebrais.

A solução: Mamori, que em japonês significa "proteger", é um protetor bucal com sensores embutidos que podem enviar alertas para jogadores e treinadores quando uma colisão é intensa o suficiente para causar uma concussão.

3. Uma desinfetante para as mãos portátil e com acesso à Internet
O problema: Um em cada quatro pacientes de hospitais na América fica doente só de estar no hospital de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Apesar do fato de que lavar as mãos reduz esses casos da doença em até 40 por cento, há poucos sistemas para garantir que os trabalhadores do hospital lavem as mãos de forma consistente.

A solução: Uma nova ferramenta, SwipeSense, pretende revolucionar desinfetantes para as mãos, tornando-os portáteis e conectado à rede. Hospitais podem monitorar o uso que seus funcionários através de um aplicativo e garantir que muito menos doenças sejam compartilhadas ​​dentro de hospitais.

4. Um fogão solar sem fumaça para países em desenvolvimento
O problema: Cozinhar no mundo em desenvolvimento, muitas vezes requer grandes quantidades de combustível caro e cria fumaça nociva como um subproduto.

A solução: O Infinity Bakery e outros fornos solares semelhantes visam reduzir as doenças e economizar energia, oferecendo, um fogão movido a sol acessível para comunidades em desenvolvimento. O forno, que concentra os raios do sol, é feito de tambores de óleo reciclado, madeira, bambu e barro, para que possa ser produzido localmente e de forma rápida.

5. Um dispositivo portátil e barato para filtrar água
O problema: quase 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a água limpa e segura, de acordo com o Projeto Água, uma organização sem fins lucrativos que se concentra em questões de água.

A solução: Portapure, um dispositivo de filtração de água de cinco litros, pode limpar a água suja de um lago ou rio e transformá-la em limpa, potável, sem a necessidade de comprimidos de purificação ou eletricidade. O dispositivo pode fornecer 3.000 - 5.000 litros de água potável antes que ele precisa de um novo filtro.

6. Canos de água que monitoram seus próprios vazamentos
O problema: Perdemos entre 12,5 milhões dólares e 92 milhões dólares americanos no valor de água potável a cada ano - isso só nos EUA - devido ao vazamento de tubulações, de acordo com um estudo de 2005 pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A solução: a tecnologia "Smart Pipe", que ainda está em desenvolvimento, usaria nanosensores para monitorar vazamentos em sistemas públicos de água, fazendo um uso mais eficiente da água.

7. Uma forma de digitalizar o conteúdo nutricional dos alimentos
O problema: Mesmo que os alimentos embalados seja rotulados com as informações nutricionais, muitas vezes não temos ideia do que está no alimento que comemos ao jantar fora.

A solução: Scio, um espectrômetro de bolso. O dispositivo serviria para medir o teor de calorias e química dos alimentos de modo que uma pessoa poderia essencialmente digitalizar qualquer alimento ou bebida e saber exatamente o que está nele.

8. Um chuveiro que reutiliza a própria água
O problema: chuveiros desperdiçam uma quantidade enorme de água e necessitam de uma enorme quantidade de energia.

A solução: O chuveiro OrbSys promete reduzir o uso da água em 90% e o consumo de energia em 80%. O OrbSys recicla a água do chuveiro, bombeando-o através de um filtro em um sistema de circuito fechado, e a água limpa que sai do filtro só precisa ser reaquecido minimamente. Mais tempo no banho, gastando menos.

9. Uma roda de bicicleta elétrica
O problema: Ir de bicicleta ao trabalho ou escola exige muita tensão física exagerada para aqueles que precisam usar trajes de negócios ou viajar longas distâncias.

A solução: SmartWheel é uma roda de bicicleta motorizada que pode ser usado em qualquer bicicleta. Substituindo uma das rodas por uma motorizado, seria possível eliminar uma série de desvantagens ao pedalar: o esforço físico, as limitações de tempo, o terreno variado. A roda permite que uma bicicleta alcance 20 quilômetros por hora, e também pode sincronizar com um smartphone para proteger contra roubo e monitorar a velocidade/distância percorrida pelo ciclista.

10. Embalagem feita a partir de fungos
O problema: embalagens de plástico e os materiais são à base de petróleo e geralmente não biodegradáveis, causando uma série de conseqüências ambientais e de saúde.

A solução: Uma nova empresa chamada Ecovative diz ter a solução para evitar o desperdício de plásticos em embalagens, isolamentos e carros: materiais feitos de subprodutos agrícolas e fungos, essencialmente cogumelos.

11. Tecido capazes de gerar eletricidade
O problema: Os corpos geram uma quantidade significativa de calor, mas a energia é perdida pelo ambiente. Temos necessidade de fontes alternativas de energia que não gerem poluição tóxica.

A solução: Roupas que capazes de carregar o seu aparelho celular podem soar como uma fantasia, mas esta tecnologia está realmente em desenvolvimento. Felt Power é um tecido que pode aproveitar o calor do corpo para produzir eletricidade. Um simples pedaço de tecido permitiria que uma pessoa pudesse carregar um celular apenas com próprio calor corporal.

Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário