Translate

25 julho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Pessoas e Cargo

Um economista disse certa vez que uma empresa é uma ficção jurídica. Uma consequência disto é que as decisões de “uma empresa” foram tomadas por pessoas. Por trás de uma empresa existem recursos humanos. Em certas situações é importante investigar quem são as pessoas.

Vamos mostra isto através da Usiminas e seu Comitê de Auditoria. Um documento obtido no endereço da empresa mostra a relação dos membros deste comitê:


Acreditamos que o pressuposto para pertencer a este comitê seja o conhecimento em auditoria e, por consequência, em contabilidade. Esta é uma informação que podemos obter analisando o currículo de cada um dos profissionais acima. Uma forma mais simples de fazer esta verificação é pesquisa no endereço do Conselho Federal de Contabilidade se alguns dos nomes apresentados acima possuem registro neste conselho. (Aqui uma ressalva importante: não é condição sine qua non para pertencer a este conselho que o membro tenha registro no CFC, mas se nenhum dos sete nomes tiver registro ...). Para isto, basta digitar o nome e esperar a resposta do sistema do Conselho.

Se o leitor tiver a paciência de fazer isto irá perceber que nenhum dos nomes foi encontrado. Ou seja, nenhum dos membros do comitê de Auditoria da Usiminas possui registro no Conselho Federal de Contabilidade. O mesmo documento informa a seguinte composição do Comitê de Recursos Humanos:

Leitor: faça as contas. Dos sete membros do Comitê de Auditoria, cinco também são do Comitê de Recursos Humanos. Agora pense: você conhece alguém que conheça profundamente auditoria e ao mesmo tempo recursos humanos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário