Translate

02 julho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Estoques de mais ou de menos

Ao comentar sobre a empresa Brasil Pharma, o jornal O Estadode S. Paulo (30 de junho de 2014, p. B1) afirma:

Outro grande tropeço ocorreu entre o fim de 2012 e o ano passado, quando o grupo formou um alto volume de estoque de medicamentos com prazo de validade curto, por conta de falhas em sistema de compras, afirmou uma fonte. O grupo negocia a devolução de produtos e tem dado descontos ao consumidor

Será isto verdade? Se sim poderíamos esperar um aumento no valor dos estoques. Mas o valor dos estoques é influenciado pela quantidade vendida. O cálculo do prazo de estocagem seria útil aqui para verificar se a empresa aumentou o volume de estoques. Existem outros dois efeitos, que é a negociação da devolução dos produtos e os descontos. A devolução pode deduzida na relação entre a receita bruta e a receita líquida.

Vejamos cada um deles usando as informações a partir do segundo semestre de 2012 (usamos este período pelo fato de ser a data da última grande aquisição da empresa). Em primeiro lugar, o prazo de estocagem da empresa:

Realmente o prazo de estocagem aumentou de 92 dias para 112 dias no terceiro trimestre de 2013. Mas nos dois últimos trimestres a empresa reduziu este prazo para 88 dias. Este fato parece ter sido confirmado pelos cálculos

Segundo lugar, ocorreu uma grande redução na margem da empresa: de 34% para 20% no último trimestre. Isto pode ser um sintoma de descontos, que tem reflexo na margem.

Um aspecto complementar é observar a relação inversa entre giro e margem. Em geral, quando uma empresa reduz sua margem obtém uma melhoria no prazo de estocagem (e no giro, por consequência). No caso da BR Pharma parece que a empresa reduziu sua margem e aumentou o giro; em outras palavras, a empresa está girando mais seus estoques em razão da redução da sua margem.

Finalmente, para verificar o efeito das devoluções, a relação entre receita líquida e a bruta encontra-se abaixo:

Aparentemente o aumento nas devoluções não está refletido nesta relação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário