Translate

10 junho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Informações adicionais sobre Empréstimos e Financiamentos

Os empréstimos e financiamentos representam uma fonte inestimável de recursos para as empresas. Mas representa também uma fonte de preocupação: afinal, grandes volumes de passivos onerosos, caso destes itens, aumentam o risco da empresa. Numa empresa, é comum que além das informações sobre os montantes de empréstimos e financiamentos também sejam apresentadas dados adicionais para melhorar a análise do usuário.

Vejamos o caso da Via Varejo, a empresa que abriga duas das marcas mais conhecidas do Brasil, o Ponto Frio e as Casas Bahia. A figura a seguir apresenta o balanço patrimonial trimestral:
 

É possível notar que os recursos de terceiros de curto prazo representam 57% do ativo. Destes, 3,1 bilhões e 0,7 bilhão são de empréstimos e financiamentos, de curto e longo prazo. Isto significa que 29% do ativo são financiados com recursos onerosos de terceiros. Nas notas explicativas da empresa existem algumas informações adicionais que são importantes para uma análise mais aprofundada. Vamos destacar duas delas. A primeira é a movimentação dos empréstimos. Esta pequena tabela mostra o que ocorreu de movimentação para justificar o comportamento dos empréstimos da empresa.

A tabela mostra que a empresa captou 1,2 bilhão de reais de empréstimos. Mas amortizou 1,35 bilhão. A outra informação que destacamos aqui é o cronograma de vencimento de empréstimos e financiamentos classificados como não circulantes.

É possível notar que a maior parte do valor irá vencer em 2015. Ou seja, o passivo não circulante, de “looongoo prazo” não é tão “looongoo” assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário