Translate

13 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Conhecendo o negócio

Muitas vezes o usuário está diante de um conjunto de informações contábeis sem entender direito o que faz uma empresa. Provavelmente o leitor sabe o que faz a Vale ou as Casas Bahia. Nestes casos, propagandas ou reportagens que o leito tenha lido ajudam a entender que a Vale faz extração de minérios, entre outras coisas, e as Casas Bahia vendem eletrodomésticos. Em alguns casos, o nome da empresa ajuda: Centrais Elétricas do Pará ou Bic Banco explicam o foco de atuação da empresa.

Mas existem casos onde o nome pode ser desconhecido ou não indicar a área de atuação da empresa. Vamos exemplificar com o caso da Contax. Se o leitor tiver em mãos as demonstrações contábeis desta empresa e não souber nada sobre ela a sugestão é que leia a primeira nota explicativa. Geralmente ali se encontra um breve relato do que faz a empresa. Veja o que consta das informações trimestrais da empresa do final de março de 2014:


Não ajudou muito. É uma empresa que participa de outras, em especial a Contax SA e a Ability. Logo a seguir tem-se um detalhamento das atividades destas duas empresas:
Agora ficou mais fácil. A Contax SA é uma empresa de telemarketing, call-center e outras formas de atendimento a clientes. Se uma empresa deseja manter um serviço de atendimento ao cliente, em lugar de fazer um elevado investimento nesta área, pode contratar a Contax para isto. A Ability está voltada para área de publicidade, propaganda e outras atividades relacionadas.

Em resumo, a Contax participa de outras empresas, com destaque para uma empresa de call-center e outra de publicidade e propaganda. Este conhecimento básico do que faz a empresa é necessário para que o usuário da informação contábil possa entender melhor as suas demonstrações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário