Translate

15 maio 2014

Curso de Contabilidade Básica: Uso de recursos gráficos

É muito comum nas demonstrações contábeis a presença de gráficos. O elemento visual ajuda o entendimento mais rápido das principais alterações do desempenho da empresa. Para a empresa, usar gráficos é uma oportunidade para destacar as boas notícias, e tentar reduzir os efeitos das notícias ruins.

Veja o caso da empresa Hypermarcas no seu conjunto de informações do primeiro trimestre de 2014. A empresa apresenta a evolução da receita, em gráfico, da seguinte forma:

Pelo fato da figura não conter o eixo (nem mesmo o eixo de origem), a percepção é que ocorreu um elevado aumento na receita líquida. Os números que estão no gráfico informam que a receita aumentou de 958 milhões para 1059 milhões. Ou seja, um aumento de 10%. Agora observe a figura do fluxo de caixa das operações da empresa:
Parece que praticamente não ocorreu nenhuma alteração. A redução, de 184 milhões para 171 milhões, foi pouco expressiva, quando nós olhamos o gráfico. Mas o fato do gráfico não conter a escala (e no caso, a mesma escala para todas as variáveis) induz o leitor a pensar que a redução no fluxo operacional não foi grande. O próprio gráfico indica que a variação foi de menos 13,4%.

O leitor mais curioso poderia resolver fazer a “prova dos noves”. E teria uma grande surpresa: a empresa cometeu um erro aritmético! A variação não foi de -13,4%, mas -7,21%.

Isto mostra que o usuário deve ter muito cuidado em usar as informações que são apresentadas pela empresa na sua análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário