Translate

02 abril 2014

Resenha: Un libro ilustrado de malos Argumentos

Um dos grandes desafios de uma cientista é evitar as armadilhas do raciocínio e dos argumentos. Quando usamos o argumento de autoridade – por exemplo, citando Pacioli em Contabilidade ou Hicks em Economia – é uma forma de reforçar nossas ideias. Mas o argumento de autoridade deve ser usado apelando para uma autoridade pertinente. Na segunda feira, numa aula sobre inflação e contabilidade, uma aluna usou no seu argumento um livro de contabilidade gerencial. Esta é a típica situação onde usamos uma autoridade “irrelevante”. Outra situação é apelar para a “sabedoria ancestral”. Por exemplo, a astrologia era praticada pelas civilizações ancestrais e, por isto deve ser uma ciência verdadeira.

O livro Un libro ilustrado de malos Argumentos apresenta uma série de argumentos ruins que são usados diariamente nas nossas conversas ou nos textos científicos. O livro possui uma versão inglesa e outra espanhola. Em ambos, em cada folha aparece do lado esquerdo um texto explicativo e do lado direito uma ilustração bem humorada onde a argumentação é apresentada usando animais. Isto torna a leitura agradável e fácil de ser entendida. Ao terminar a leitura fica a impressão que cometemos tantos erros de argumentação.

Vale a pena? Como leitura preliminar é um livro interessante. Além disto, a obra é muito didática e pode ser lida gradualmente.

Se decidir comprar o produto, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br


ALMOSSAWI, Ali. Un libro ilustrado de malos Argumentos. Março de 2014, via aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário