Translate

09 abril 2014

Resenha: Davi e Golias

Malcolm Gladwell é um conhecido autor de divulgação cientifica. Ele escreveu Fora de Série, O Ponto da Virada, Blink, entre outros sucessos. Seus livros ocupam a lista dos mais vendidos em diversos países. Em geral Gladwell toma um assunto e conta casos da vida real para comprovar seu ponto de vista, além de apresentar pesquisas científicas sobre o assunto.

Davi e Golias segue a mesma receita dos livros anteriores. Neste livro Gladwell explora a luta entre o lado mais fraco e o lado mais forte. Segundo o autor, em situações de guerra entre países, o exército mais forte geralmente derrota o mais fraco. As exceções na história ocorreram quando o lado mais fraco não utilizou a estratégia convencional. Este é o mantra de Gladwell para esta obra: se for enfrentar um “gigante” não utilize a forma tradicional de luta. No caso dos países em confronto, quando o lado mais fraco usou a criatividade para combater o inimigo, o percentual de sucesso aumentou. O autor usa a história de Davi, que mesmo sendo mais fraco, não enfrentou Golias com as armas que o gigante estava acostumado a usar, mas escolheu uma pedra e uma funda para derrotá-lo. Davi sabia que sua vantagem era a flexibilidade e a rapidez.

Ao longo dos capítulos, o autor conta histórias da luta contra o câncer, o crime numa cidade grande, o bombardeio alemão, a perseguição aos judeus, os brancos da Klu Klux Kan e as equipes de basquetebol. A ideia é sempre a mesma: adote uma abordagem pouco usual para aumentar suas chances com o Golias.

Vale a Pena? A leitura do livro é agradável, como sempre. Mas Gladwell parece forçar um pouco em alguns casos. Na metade do livro o leitor talvez fique sem entender como aquele caso enquadra na obra. Não é o melhor dele, mas certamente é um bom livro.


GLADWELL, Malcolm. Davi e Golias. Sextante, 2014.

Se decidir comprar o produto, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br

Evidenciação – A obra foi adquirida com recursos do autor da resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário