Translate

27 abril 2014

Profissão: Contador

Cláudia Cruz destaca, no seu blog, o especial do DCI sobre contabilidade. Destaco os seguintes trechos:

O fato é que os contadores e contabilistas - profissionais com formação superior e com técnico em contabilidade, respectivamente - têm um diagnóstico completo da companhia e conseguem contribuir de forma mais efetiva nas decisões estratégicas - como nas definições de investimentos, por exemplo.

É interessante que sempre achei que o termo contabilistas referia-se ao profissional contábil de uma maneira geral.

"O Brasil acordou após um sono de 30 anos no campo dos padrões contábeis e em 2008, através da Lei 11.638/07 e dos pronunciamentos técnicos (CPCs), iniciou a chamada convergência para os padrões europeus, o IFRS(...)", comenta Geuma Nascimento, sócia da Trevisan Gestão e Consultoria.

O sono de trinta anos com a lei de 2007. Fazendo as contas, o sono começou então em 1977, quando não existia o Iasb (e sim o Iasc) e as normas IAS sequer eram adotadas na Europa. Logo após, IFRS é considerado "padrões europeus".

"Hoje há um envolvimento muito grande do profissional de contabilidade com a área de tecnologia, porque ela se tornou fundamental no trabalho deste profissional", afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Aescon-SP), Sérgio Approbato Machado Júnior.

O contador sempre esteve envolvido com a área de tecnologia. Vide, por exemplo, a nossa postagem sobre a história da contabilidade da semana passada.

Prova disso é que em 2004 a categoria contava com 359 mil profissionais ativos nos conselhos regionais de contabilidade. Em 2011, último dado disponível, eles somaram 487 mil. E a tendência é de seguir em expansão. O último exame de suficiência (teste que permite o exercício da profissão, assim como o exame da OAB para os advogados), por exemplo, contou com 48 mil candidatos em todo o País.

Estes números realmente impressionam. Como são dez anos, isto representa uma taxa de crescimento de 3% ao ano. Bem acima do crescimento da população, de 0,9% em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário