Translate

30 abril 2014

Curso de Contabilidade Básica: Ebitda Ajustado

Quando uma empresa publica seus resultados é comum que sejam dados destaques as notícias positivas. Se as vendas aumentaram, mas o lucro reduziu, na apresentação inicial a administração irá enfatizar o “crescimento na participação do mercado”. Havendo melhoria na liquidez com redução simultânea do capital próprio, a gestão do capital de giro será destacada. E assim por diante.

Um dos índices de desempenho mais relevante de uma empresa é o lucro gerado pelos ativos. Este lucro é decorrente da utilização das máquinas, equipamentos, know-how etc. Alguns analistas entendem que o lucro proveniente dos ativos não é uma medida adequada de desempenho por considerar, por exemplo, os valores da depreciação dos ativos de longo prazo, que não seriam substituídos no próximo exercício. Além disto, o lucro gerado pelos ativos também considera, em alguns casos, os impostos. Para evitar isto, estes analistas costumam usar um índice denominado Ebitda. Nesta medida estão expurgados os impostos, a depreciação e amortização e os juros. De uma maneira geral, o Ebitda tende a ser muito maior que o lucro gerado pelos ativos. Em razão disto, as empresas “adoram” destacar seu desempenho através do Ebitda, pois o valor é muito superior ao lucro proveniente dos ativos.

Mas isto parece que não é suficiente para os otimistas de uma empresa. Algumas ainda acham que o Ebitda não é uma boa medida de desempenho e fazem “ajustes”. Estes ajustes variam mas a justificativa geralmente é a mesma: os gestores consideram o Ebitda ajustado uma medida de desempenho que reflete melhor a realidade da empresa. E “tome Ebitda ajustado”. Em alguns casos, a apresentação do desempenho é realizada tomando por base este índice.

A tabela a seguir foi obtida através de dados de 2013 e os valores do Ebitda e do Ebitda Ajustrado estão em R$ milhões. Em algumas empresas a diferença entre ambos é de mais de 100%. Em somente três empresas o Ebitda Ajustado foi menor.


Assim, quando você usar uma demonstração de uma empresa, tome cuidado com o otimismo exagerado do Ebitda Ajustado. Use com muita cautela este índice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário