Translate

31 março 2014

Xadrez

Terminou ontem o torneio dos candidatos de 2013 de Xadrez. Realizado na Rússia, o torneio reuniu oito jogadores que disputavam o direito de desafiar o maior jogador atual, o norugues Carlsen. Num sistema de disputa em que todos jogavam contra todos, o indiano Anand venceu o torneio com 8,5 pontos, obtidos com três vitórias e nenhuma derrota. A seguir o russo Karjakin, com 7,5 pontos.

Antes da penúltima rodada, Anand liderava com o armênio Aronian em segundo. Aronian é também o segundo no ranking do xadrez. Mas a experiência do indiano parece que foi decisiva: enquanto ele assegurava pontos preciosos, Aronian perdia os seus dois últimos jogos.

No ano passado Anand perdeu o título de campeão mundial para o jovem Carlsen. Agora, no segundo semestre, terá a chance de recuperar o título. Apesar de Carlsen ser o melhor ranking de todos os tempos, superando inclusive a Kasparov, Anand já foi campeão do mundo várias vezes e sabe como administrar seu jogo numa situação de tensão. Na disputa de 2013 ele começou pressionando bastante o norueguês Carlsen, que teve bastante dificuldade para se defender. Mas na medida que os jogos avançavam, parece que Anand sentiu o cansaço e Carlsen aproveitou para vencer o match.

Nenhum comentário:

Postar um comentário