Translate

25 março 2014

Rebaixamento

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta segunda-feira a nota de avaliação de crédito do Brasil de BBB para BBB-, o menor rating com grau de investimento. A perspectiva foi alterada de negativa para estável. A ação encerra uma década de altas da nota da maior economia da América Latina pela agência.

Para a S&P, o crescimento econômico lento nos próximos dois anos e uma política fiscal expansionista e frágil estão levando à alta dos níveis da dívida do governo. A agência também vê a "sinalização de uma política dúbia do governo" e "implicações negativas das contas fiscais".

"O rebaixamento reflete a combinação de derrapagem fiscal, perspectiva de que a execução fiscal continuará fraca em meio a um crescimento moderado nos próximos anos, uma habilidade reprimida de ajustar a política frente à aproximação das eleições presidenciais de outubro e certo enfraquecimento das contas externas do Brasil", disse a S&P em nota.

A perspectiva foi elevada para estável. A agência considerou que "o quadro institucional e político do Brasil, somados à força de seu balanço externo e fiscal oferecem espaço suficiente para manobra e capacidade para enfrentar choques, consistente com a avaliação do rating".


Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário