Translate

20 fevereiro 2014

Viés no Xadrez

O efeito Einstellung é um viés do cérebro. Quando uma pessoa é desafiada num problema, em lugar de procurar a melhor solução, opta-se pela solução já conhecida. É o caso de um problema de matemática, que aprendemos resolver de uma forma e existe uma maneira mais simplificada para achar a solução, mas não “enxergamos” esta alternativa.

Uma pesquisa (via aqui) solicitou que jogadores experientes de xadrez resolvessem alguns problemas deste jogo. Em geral os problemas de xadrez consistem em analisar uma posição e encontrar o caminho para vitória ou para o cheque mate. Em alguns destes problemas, a ideia é procurar o mate num menor número de jogadas possíveis.

A pesquisa mostrou que mesmo os jogadores de xadrez são influenciados pelo efeito Einstellung. Ao mostrar uma posição para os jogadores, duas soluções eram possíveis. A primeira, o mate em cinco jogadas, usando uma técnica bem conhecida dos jogadores. A segunda, através de uma opção menos usual, mas que o mate era alcançado em três jogadas. Em geral os jogadores optaram pela primeira alternativa.

Num segundo estágio, a mesma posição foi apresentada, sem a presença de uma peça fundamental para a primeira opção. Ao eliminar esta peça, os jogadores passaram a perceber a existência da solução menos usual, mas mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário