Translate

19 fevereiro 2014

Resenha: Discovering Statistics Using SPSS

Descobri o livro de Andy Field na sua primeira edição. Mesmo com um número pequeno de páginas, para um livro de estatística, gostei muito da abordagem. Antigamente os professores de estatística estavam preocupados em mostrar os cálculos. Hoje os softwares lidam com isto. Assim, a abordagem deve estar voltada para entender o resultado e suas limitações e como tirar proveito dos softwares.

O livro de Field possui mais de 800 páginas distribuídas em 19 capítulos. A abordagem é moderna, com bastantes figuras, exemplos, explicações adicionais. Ao mesmo tempo, Field explica como usar cada uma das opções que constam do SPSS, recomendando as melhores opções para os casos. Se você for usar um teste não paramétrico, Field mostra a essência da teoria, como rodar a análise, a interpretação do output do SPSS e até como escrever seus resultados.

Tenho usado intensamente o livro quando tenho alguma dúvida sobre como proceder. Em geral consulto o índice e encontro a página específica. O livro nunca me decepcionou em explicar claramente minhas dúvidas.

Vale a pena? Para quem vai usar a estatística diariamente, o livro é uma ferramenta muito útil. Para que deseja aprender, talvez não, pois as 800 páginas são desafiadoras. Existe uma tradução deste livro publicado pela Bookman, a um preço bem acessível. 

FIELD, Andy. Discovering Statistics Using SPSS. Los Angeles: Saga, 2013

Se decidir comprar o produto, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br

2 comentários:

  1. Quando fui apresentado a este livro, pelo autor deste blog ainda na época das aulas do doutorado, passei a utiliza-lo sempre. Muito obrigado pela dica, prof. César.

    ResponderExcluir
  2. Na versão que eu tenho, de 2009, o título é maior que esse: Discovering Statistics Using SPSS (and sex and drugs and rock and roll). kkkk

    ResponderExcluir