Translate

15 fevereiro 2014

Fato da Semana

Fato da Semana: Cinco Frágeis. Esta denominação é uma alerta para situação econômica do  nosso país.

Qual a relevância disto? – Há anos o Brasil era a primeira letra de um grupo de países onde se projetava um futuro promissor. De repente, o país passou a integrar outro grupo: dos cinco frágeis. Ou seja, países que podem sofrer risco de problemas futuro.

É bem verdade que neste grupo não se encontra Venezuela ou Argentina. Talvez por que o mercado internacional já não tem esperança nestes dois países. Mas o país que hospeda a Copa do Mundo e as Olimpíadas deveria ter feito reformas necessárias (tributária, cambial, etc).

Mas este blog não é de contabilidade? Qual o efeito disto? Devemos notar que no ano de 2008 diversos países sofreram com a crise econômica. Um dos reflexos foi o resultado de várias empresas. Algumas normas contábeis – como valor justo para passivo ou valor de mercado para investimentos de instituições financeiras – foram questionados. Assim como a ausência da prudência na estrutura conceitual (até hoje a Europa briga por isto). Ora, a crise poderá reproduzir este cenário. Adotamos, parcialmente, as normas internacionais de contabilidade. E vários das normas criticadas na Europa há seis anos foram adotadas aqui.

Existe outro fator importante: o efeito sobre as finanças públicas. Já estamos sentido isto nas várias “manobras” realizadas nos últimos meses para obter o superávit. E talvez venha mais por aí. Nesta confusão, prioridades passadas, como a adoção do regime de competência no setor público que tende a incentivar a boa gestão dos recursos públicos, deverão ser esquecidas. Será pessimismo demais?

Positivo ou negativo? Se o cenário pessimista confirmar, os efeitos poderão ser desastrosos para as IFRS e a contabilidade pública.


Desdobramentos – Talvez teremos finalmente uma discussão mais profunda sobre as normas internacionais. E a postergação do regime de competência no setor público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário