Translate

01 fevereiro 2014

A importância do microciclo de estudos

Principalmente nesse contexto de retomada do ano, no qual o tema do planejamento de estudos ganha ainda mais importância, um conceito que não pode ser ignorado consiste na ideia do microciclo de estudos. Mas o que é isto?

O microciclo consiste numa unidade de duração do planejamento de estudos.

Para entender o sentido deste conceito primeiramente é necessário entender a diferença entre duração e tempo. A duração corresponde ao lapso temporal que vai do início ao fim da execução do planejamento de estudos, consistindo na diferença em termos de dias, semanas ou meses, entre a data inicial e final dos estudos. Já o tempo tem relação com o quanto se tem de horas para investir nos estudos, ao longo de cada unidade de duração ou de toda a jornada de preparação para o concurso público.

Assim, o microciclo corresponde a uma unidade de duração, podendo ser uma semana, uma quinzena, três ou até quatro semanas. Trata-se, portanto, de uma unidade de duração que o candidato vai definir, para que, de forma seqüencial, repita o clico de matérias estudadas.

Por exemplo, se o candidato define que vai estudar um determinado número de matérias, estabelecendo quando vai estudar cada matéria ao longo da semana, considerando que esta semana de estudos começa na segunda-feira e termina no domingo, de modo que a cada segunda-feira retoma as mesmas matérias, significa que tem um microciclo de 7 dias, começando na segunda e terminando no domingo, coincidindo, no acaso, com o conceito de semana.

Porém, o candidato pode achar que o microciclo de 7 dias é pequeno para ver todas as matérias que pretende ver de forma cíclica, ou seja, a cada micro unidade de duração do seu plano de estudos. Daí pode aumentar esta unidade de duração, por exemplo para 14 dias. Pode ser também que o candidato queira trabalhar com microciclos de 7 dias, mas não começando na segunda-feira, o que não coincide com o conceito formal de semana.

Exatamente para garantir esta flexibilidade existe o conceito de microciclo, não se limitando ao de semana, que é engessado, pois tem 07 dias e começa na segunda-feira terminando no domingo.

Para os candidatos que trabalham em regime de plantão é praticamente impossível trabalhar com uma semana de estudos de 07 dias. Além disto, como a vida destas pessoas só se renova a cada 15 dias ou mais, pelo fato de que dentro de duas semanas tende a existir variações nos turnos de trabalho, fica inviável trabalhar com (micro)ciclos de 07 dias.

Na realidade, quando o candidato define o seu microciclo está definindo o seu tipo de grade de horários e matérias. Na metodologia do Sistema Tuctor, por exemplo, para montar a grade primeiro o candidato define o microcilo, ao informar que dia começa (o seu microciclo) e quantos dias terá. Apenas depois o algorítimo do sistema, juntamente com a reunião de uma série de outros dados, montará a grade de matérias.

Mas uma grande questão importante, que intriga e faz quebrar a cabeça de muitos candidatos, é: qual o tamanho ideal do microciclo?

Para a busca de uma resposta, primeiro é fundamental entender o motivo da definição de microciclos.

Do ponto de vista psicopedagógico e cognitivo, primeiramente, esta definição é importante para que o candidato organize a distribuição das matérias num determinado universo temporal específico e delimitado, como por exemplo uma semana.

Além disto, esta definição vai permitir que o candidato adote o modelo de grade simultânea, com a qual está sempre estudando várias matérias e, de forma cíclica, reiterando o contato com estas matérias. Vale lembrar que este modelo de grade é diferente da grade modular, na qual se estuda uma matéria totalmente e por completo para, em seguida, passar a outra e assim sucessivamente.

Outro aspecto relevante é que esta quebra do plano de estudos em unidades de duração também é importante pela ideia de fragmentar a caminhada do processo de preparação, o que tem repercussões do ponto de vista emocional e motivacional.

Se imagino uma preparação sem enxergar um final ou num prazo muito longo, tendo a me desanimar. Mas se crio condições para enxergar universos temporais menores, como uma semana, esta angústia diminui ou pode acabar. Ou seja, passo a trabalhar com horizontes de curto prazo e visualizáveis.

Esta noção tem suas bases na andragogia, campo do conhecimento centrado na educação de adultos (diferente da pedagogia, centrada na educação de crianças).

Assim, de modo a encontrar o tamanho ideal do microciclo, os seguintes critérios podem ser considerados:

- ser a quantidade de dias suficiente para estudar todas as matérias a cada unidade de duração: ou seja, se em uma semana, considerando as matérias que devem ser estudadas e o tempo disponível, é possível estudar todas as matérias, o microciclo de 7 dias é viável;

- permitir que cada matéria possa ser estudada num tempo mínimo razoável: se apesar de teoricamente ser possível estudar todas as matérias num microciclo de 7 dias, mas algumas matérias não terão mais de 30 minutos para estudo, não faz sentido considerar um microciclo de 7 dias;

- não ser tão longo: se o microciclo for muito longo você irá apurar os seus resultados em termos do que foi estudado depois de muito tempo. E esta falta de feedback pode comprometer a motivação e disposição para os estudos.

Portanto, reflita sobre o prazo de microciclo ideal. Tente racionalizar o seu planejamento de estudo adotando este conceito. E ao mesmo tempo procure contribuir para se manter com a motivação aos estudos elevada.

Por Rogério Neiva, aqui. Imagem, aqui. Enviado por Nina Porto, a quem agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário