Translate

22 janeiro 2014

Resenha: Análise Multivariada de Dados

Em geral quando queremos usar métodos quantitativos em nossas pesquisas sempre ficamos com dúvida sobre qual método usar. A quantidade de técnicas é grande, temos dificuldade de entender as limitações, precisamos saber colocar os dados num programa estatístico e analisar as principais saídas.

Entre os diversos livros que ensinam as técnicas de tratamento estatístico com mais de uma variável, ou seja, a análise multivariada, este livro se destaca. Primeiro, é o livro mais citado entre as outras sobre este assunto. Segundo lugar, os capítulos iniciais são extremamente didáticos e possibilitam um grande panorama sobre as técnicas existentes. Terceiro, a obra concentra-se na descrição da técnica e sua aplicação, sem se deter sobre as considerações teóricas ou de expressão desnecessária. Para que o leitor saiba o que isto significa, é aquele tipo de livro que você consegue ler deitado num sofá. Em quarto lugar, é possível acompanhar os exemplos com um software, em especial o SPSS, apesar de neste quesito não ser tão didático quanto o livro de Field.

Ao final de sua leitura é possível ter uma boa ideia das principais técnicas existentes. Além disto, a obra pode ser lida por capítulos, conforme as necessidades do leitor. Minha sugestão para quem deseja solucionar um problema estatístico com uma técnica multivariada é ler as primeiras páginas do texto e depois ir direto para técnica indicada. Apesar de todos os exemplos apresentados serem da área de marketing, é facilmente possível transportar para uma situação contábil ou financeira.

Um grande problema da obra é o fato de estar atrelado particularmente ao SPSS, um pacote estatístico da IBM. Se você deseja usar o Gretl, um software estatístico de livre acesso, terá um pouco de dificuldade com este livro. Além disto, se você deseja aprender a abordagem de dados em painel, esqueça. Mas nesta área é impossível agradar a todos.

Vale a Pena? Apesar do grande número de páginas, que assusta, e do preço da obra (acima de R$150 a versão traduzida), a mesma é recomendável para quem pretende fazer pesquisas. Vale a pena.

HAIR, Joseph et al. Análise Multivariada de Dados. Bookman, 2009.

Parceiros do blog:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino

4 comentários:

  1. Todas as vezes que eu precisei, esse livro nunca me deixou na mão. Mas para abordagem de dados em painel, o que o senhor recomendaria?

    ResponderExcluir
  2. Marlon,

    Existem diversos livros sobre este assunto. Mas acho que ainda não temos "o" livro sobre painel, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Em inglês o do Brooks me ajudou muito. Mais específico, existe um do Baltagi que me ajudou um bocado na época do mestrado. Tem um novo - na minha lista de "desejos", que se chama "Panel Data Analysis using EViews" do I Gusti Ngurah Agung.
    O título dos outros mencionados:
    Introductory Econometrics for Finance - Chris Brooks
    Econometric Analysis of Panel Data - Badi H. Baltagi

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Poderia recomendar artigos de aplicacão destes métodos em contabilidade y finanças?
    Também, é possível aplicar tais métodos em só uma empresa o sempre devem ser várias de um setor?

    ResponderExcluir