Translate

18 janeiro 2014

O Efeito do Futebol sobre a Motivação

É comum escutar que o “futebol altera a vida das pessoas”. Ficamos eufóricos antes de uma partida do nosso time e alegres (ou triste) se a equipe ganhou (ou perdeu). Pode ser irracional, mas é uma atitude de milhares de pessoas.

O efeito do futebol sobre a motivação das pessoas foi investigada por dois pesquisadores alemães. Usando informações de uma pesquisa com pessoas desempregadas, foi investigado se a presença de um grande torneio afeta as pessoas. Regularmente os desempregados são questionados sobre a sua motivação para procurar empregos, se o trabalho seria de tempo integral, a satisfação com a sua vida, entre outros aspectos. A pesquisa envolveu coletar estas informações e comparar se as respostas se alteravam.
Os dados foram analisados no período compreendido entre 1984 a 2010, para os anos de Copa do Mundo e Eurocopa, dois dos maiores torneios de futebol entre seleções do mundo. O resultado encontrado comprova o que já sabíamos: o futebol altera a vida das pessoas. Os eventos esportivos fazem com que as pessoas fiquem mais preocupadas com sua saúde e com a situação econômica em geral. Os desempregados tornam-se mais propensos a trabalhar em tempo integral.

A pesquisa também mostrou que os efeitos são maiores entre os homens, em especial de meia idade e mais idosos, além de alemães ocidentais.

Leia Mais: Is Soccer Good for You? The Motivational Impact of Big Sporting Events on the Unemployed; Philipp Doerrenberg e Sebastian Siegloch, January 2014,

Nenhum comentário:

Postar um comentário