Translate

24 janeiro 2014

Despreocupada com o custo

Graça Foster, presidente da Petrobras, disse ontem que está confortável com os custos da companhia.

"O ponto de equilíbrio é de US$ 54 por barril [de petróleo]", afirmou ao participar de um painel, além de reuniões fechadas, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nos alpes suíços.


A questão é que o conceito de ponto de equilíbrio está relacionado com o operacional da empresa. Ademais, o ponto de equilíbrio está associado ao caixa (o ponto de equilíbrio financeiro), as receitas e despesas (o contábil) ou a remuneração do capital (o econômico). Qual conceito ela se refere? Ela sabe a diferença?

"A produtividade é boa no pré-sal e o custo da exploração é 'muito bom'."

O custo de exploração ser muito bom representa o que?

A executiva estimou que o Brasil se tornará o sexto maior produtor mundial de petróleo, atrás de Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Iraque e Canadá.

A companhia brasileira deverá dobrar sua produção até 2020 e triplicar até 2035, segundo Graça.

Você acredita? A empresa não está investindo o que deveria, então como dobrar a produção?

A presidente da Petrobras afirmou que a empresa investirá US$ 236 bilhões nos próximos cinco anos -95% serão aplicados no Brasil.

Tenho dúvidas sobre esta capacidade de investimento. A empresa está endividada e não consegue gerar recursos com seus ativos.

Graça comentou ainda a importância da regra que estabelece a necessidade de que 65% dos fornecedores tenham conteúdo nacional.

Esta regra é importante em razão do aumento dos custos e a chance de atraso na produção?

Para a presidente da Petrobras, os preços médios do petróleo no mercado internacional não devem se reduzir de forma significativa nos próximos dez anos.

Interessante este ponto, já que a produção de combustível a partir do xisto parece ser promissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário