Translate

21 dezembro 2013

Fato da semana

Fato: O parlamento europeu decide limitar a atuação das empresas de auditoria em dez anos e também limitar a utilização de serviços de consultoria destas empresas. Isto significa dizer que a Europa decidiu pelo rodízio.
Além disto, o relatório de auditoria deverá ser mais detalhado, assim como fortalece o papel do comitê de auditoria. Outra medida é que uma parcela de acionistas poderá solicitar a destituição do auditor.

Qual a relevância disto? Enquanto os Estados Unidos recuou em adotar as medidas para proteger os interesses dos investidores das grandes empresas de auditoria, a Europa adotou uma postura mais firme sobre o assunto. As medidas poderão reduzir a grande dependência do mercado das quatro maiores empresas de auditoria e quem sabe trazendo mais concorrência ao setor, que hoje é um oligopólio.

Positivo ou Negativo?  As medidas poderão aumentar o custo de ser fazer uma auditoria. Há uma discussão se o rodízio melhora (ou não) a qualidade da auditoria. Para as outras empresas do ramo, poderá ser uma oportunidade para aumentar sua receita. Além disto, poderá reduzir o risco de falência de uma grandes das empresas.


Desdobramentos: A medida permitirá que se discuta a questão do rodízio de uma forma mais técnica e menos apaixonada. Poderemos quem sabe comparar a qualidade das auditorias com ou sem o rodízio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário