Translate

22 novembro 2013

Carlsen, o novo campeão do mundo de xadrez

A disputa pelo título mundial de xadrez entre o indiano Anand e o jovem norueguês Carlsen (22 anos, foto) fechou ao final. Com nove jogos disputados, Carlsen ganhou 3 e empatou os demais. Como faltam mais três jogos para o final do encontro, é praticamente impossível que Anand possa ganhar todos os jogos, começando pelo jogo de hoje.

O match começou com Anand obtendo uma pequena vantagem nos três primeiros jogos, mas não conseguiu ir além do empate. O jogo seguinte teve uma leve vantagem de Carlsen. Logo a seguir, duas vitórias seguidas de Carlsen. Logo a seguir, partidas sem graça. Ontem, diante da desvantagem, Anand jogou agressivamente. Mas Carlsen manteve a calma e forçou o jogo. Anand cometeu um erro ao jogar o cavalo em lugar do bispo, o suficiente para sua derrota. Quando ele fez esta jogada, os comentaristas imediatamente falaram que Anand tinha cometido um erro.

Carlsen há tempos é o melhor jogador do planeta. Ganhou diversos torneios importantes e possui o maior rating de xadrez, o maior da história, por sinal. Carlsen é da nova geração de jogadores, que utiliza a tecnologia para melhorar seu jogo. Uma das suas grandes qualidades é forçar os adversários a cometerem erros. Os seus movimentos pressiona o outro jogador e abre espaço para erros.

A vitória do norueguês representa, pois, a passagem do título para uma nova geração.

P.S. Ele acaba (as 12:15) de empatar. É o novo campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário