Translate

18 outubro 2013

Futebol e Ranking da Fifa

Recentemente a Fifa, a entidade que promove a Copa do Mundo, anunciou que os cabeças de chave para este torneio irá respeitar o seu ranking. E surgiu a surpresa de que dos países que serão considerados os mais importantes em cada grupo: Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça, Uruguai (se classificar) e Brasil (por ser o país sede).

Quem conhece futebol sabe que Colômbia, Bélgica e Suíça não são forças no futebol mundial. E França, Inglaterra e Holanda foram desprezadas pelo critério da Fifa.

A razão está no fato do ranking da Fifa ser muito ruim. Mas muito ruim mesmo. Aqui um exemplo interessante: o jogo Espanha 4 x 0 Itália, no final da Euro 2012, significou 846 pontos para Espanha no ranking; e o jogo Estados Unidos 5 x 1 El Salvador trouxe 903 pontos para os Estados Unidos. No cômputo da Fifa não se leva em consideração onde o jogo é realizado, a relevância da partida, se os times titulares estão em campo, entre outras variáveis.

A alternativa é um ranking criado por Nate Silver para a ESPN. Pelo critério de Silver os grupos seriam: Brasil (primeiro do ranking), Argentina, Espanha, Espanha, Alemanha, Chile, Colômbia, França e Uruguai. Mas ainda assim a presença de Chile e Colômbia é controversa.

A melhor solução seria um critério subjetivo, onde França, Inglaterra ou Holanda também comandariam um dos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário