Translate

23 setembro 2013

História da Contabilidade: Pombos, Guerra e Contabilidade

A história da contabilidade está refleta de fatos pitorescos. Um deles faz uma ligação entre pombos, Ministério da Guerra e a contabilidade. A Columbofilia é uma modalidade de esportes relacionadas a corrida entre pombos-correios. Este animal pode chegar a 100 km/h e percorrer mais de 1.200 quilômetros. Existe uma Federação Columbófila Brasileira que trata deste assunto no país.

Em 1934, durante o governo Vargas, foi criada a Confederação Columbófila Brasileira, pelo decreto 22.894, de 5 de julho de 1934. Esta entidade era uma dependência do então Ministério da Guerra. Esta decisão de subordinar a confederação a este ministério deve ao uso do pombo-correio para transmitir mensagem em situações de conflito.

No regulamento de criação da confederação trouxe um anexo sobre “regras e métodos de contabilidade”, detalhando as bases de escrituração, número de folhas e dimensão dos livros, os lançamentos a serem realizados. Eis o que diz o artigo VII

“No Borrador são escrituradas todas as alterações de receitas e despesa, por ordem cronológica do dia, mês e ano pelo próprio punho da pessoa dele encarregada”

Prossegue o Artigo IX

“o mais importante livro de escrituração sintética é o “Diário”, pois, além de exigido por lei, é o de maior valor em juízo, como prova de uma administração bem organizada.”

E a norma era bastante detalhada:

“sempre que o fim de uma página faltar espaço para se completar um lançamento já iniciado, na última pauta dessa página escreve-se a nota – Passa à página seguinte, e na página seguinte escreve-se a nota – Vem da pagina anterior, completando-se a seguir o lançamento”

Fonte: Jornal do Brasil, ed. 124, 26 de maio de 1934, Pombos correios e contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário