Translate

14 setembro 2013

Fato da Semana

Fato: A espionagem empresarial. Nesta semana a imprensa divulgou que os Estados Unidos investigaram a empresa brasileira Petrobras. O assunto foi tratado, por alguns, como um atentado a nossa soberania. Por outros, cínicos, pode ser uma oportunidade para sabermos o que se passa na empresa e o que foi descoberto.

Qual a relevância disto? Existe uma tendência de negarmos a existência de espionagem empresarial. É muita inocência imaginar que não exista e que países usam para ajudar suas empresas ou com finalidade estratégica. O fato da semana chama atenção sobre situações como esta.

Para uma empresa de grande porte, o fato da semana é um alerta sobre os riscos de que informações sigilosas caiam nas mãos de concorrentes. A empresa precisa desenvolver uma política de circulação interna da informação, tomando o devido cuidado com os vazamentos para outras empresas. Além disto, mostra como a comunicação dentro da empresa pode ser vulnerável a externos.

Positivo ou Negativo?  Pode ser positivo, já que reforça a necessidade de precauções por parte das grandes empresas brasileiras.


Desdobramentos – Haverá desdobramentos políticos, mas talvez infelizmente a questão da qualidade da comunicação na empresa não seja alterada com este fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário