Translate

19 agosto 2013

História da Contabilidade – Balanço da Melhoramentos de São Paulo em 1924

A empresa Companhia Melhoramentos de São Paulo publicou suas demonstrações contábeis do exercício de 1923 em 20 de fevereiro de 1924. As informações estavam divididas em:

a) Relatório da Diretoria – com a descrição das principais atividades da empresa no ano de 1923.
b) Balanço Geral
c) Demonstração da Conta de Lucro e Perdas
d) Parecer do Conselho Fiscal

Com respeito ao balanço patrimonial, o lado direito era denominado de “Passivo” somente. A primeira conta era o Capital da empresa. A seguir, debentures e fundo de reserva. As últimas contas são “diversas contas que figuram no ativo”: caução da diretoria e contas correntes em consignação. O ativo também apresentava uma ordem estranha, iniciando com propriedades industriais, passando por móveis e utensílios, investimento em outras empresas, adiantamento a empregados e caixa. O ativo encerra com estoques (denominados de “stocks”) e “diversas contas que figuram no passivo”: ações em caução e mercadorias em consignação. Observe o leitor que o balanço é assinado pelo diretor-presidente e o chefe da contabilidade.
A Demonstração da Conta de Lucros e Perdas parece mais uma razonete. Do lado esquerdo, os débitos: despesas, reparações de equipamentos, ordenados etc. É importante notar que aparece a conta de “depreciação feita sobre máquinas de papel e suas instalações”

Isto não era muito comum naquela época (2). Finalmente o Parecer do Conselho Fiscal, que examinou a contabilidade da empresa:


(1) Publicado no Estado de S Paulo, 20 de fevereiro de 1920, p.
(2) Isto carece de uma maior investigação. Quem sabe voltamos a este assunto brevemente.

Um comentário: