Translate

31 agosto 2013

Fato da Semana

Fato: A divulgação das informações financeiras dos clubes de futebol brasileiros (aqui e aqui) mostra uma realidade de elevado endividamento, apesar do aumento recente da receita.

Qual a relevância disto? Nos últimos anos os apaixonados pelo futebol estão discutindo também a situação financeira dos clubes. O brasileiro aprendeu que o desempenho do seu clube depende do salário em dia, da remuneração dos seus jogadores, da existência de patrimônio, entre outros aspectos. Mais recentemente, os clubes começaram a perceber que a boa gestão financeira era relevante. Finalmente, as autoridades deixaram de ser coniventes com dívidas trabalhistas e fiscais das equipes.

O retrato desta situação encontra-se nas demonstrações contábeis. Informações como receita, total do passivo e lucro passaram a ser relevante na análise.

Positivo ou Negativo? - Positivo para a contabilidade. Além das páginas policiais e de economia dos jornais, a contabilidade poderá ser discutida na sessão de esportes.

Desdobramentos – Apesar de tudo, a experiência internacional mostra que dificilmente um clube de futebol entra em falência (vide o livro Soccernomics). Mas a pressão das autoridades pode enfatizar a necessidade de se ter uma gestão mais profissional nestas entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário