Translate

17 agosto 2013

Fato da Semana

Fato: A safra de demonstrações contábeis que foram divulgadas nos últimos dias.

Qual a relevância disto? Um levantamento preliminar mostra que a receita praticamente não aumentou em termos reais, mas o lucro teve um bom desempenho. Isto mostra que as empresas conseguiram cortar custos.

Além disto, a divulgação das informações trouxe duas discussões subsidiárias, mas relevantes. A primeira refere-se na adoção de opções na contabilização do hedge, conforme já discutido no Fato da Semana anterior. Petrobras e Braskem optaram por mudar sua política contábil durante o ano, melhorando seu resultado. O segundo tema é o desempenho do patinho feio (que já foi um cisne) do mercado: o grupo X. As demonstrações mostram empresas endividadas, que não estão conseguindo gerar caixa com as operações e possuem passivo que deverão vencer no curto prazo.

De qualquer forma, sempre que chega uma nova safra de balanços, a contabilidade é destaque nos jornais, agora nos cadernos de “economia” ou “negócios”, não nas páginas policiais.

Positivo ou Negativo? - Positivo. É a contabilidade provando seu papel de confirmar projeções e levantar questões sobre a gestão das empresas.

Desdobramentos – A discussão de alguns assuntos ainda irá persistir nos próximos dias. Os problemas do Grupo X não devem ser resolvidos facilmente e seu caixa deverá ser “queimado” mais ainda. Outras empresas devem seguir a trilha da Petrobras e Braskem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário