Translate

15 julho 2013

História da Contabilidade – Relatório do Banco da Republica do Brazil

Em 29 de abril de 1900, o jornal O Paiz publica o relatório do Banco da Republica do Brazil, referente ao ano de 1899 (1). O relatório inicia-se com o Parecer do Conselho Fiscal. Este conselho recomenda, no seu segundo parágrafo, a aprovação das contas do “anno bancario findo”. Este relato do conselho fiscal inclui uma breve análise do desempenho da instituição financeira, relacionando com a situação econômica do país.

A seguir tem-se o Relatório do Presidente da instituição financeira, dirigido aos acionistas. Após breves comentários sobre a situação da instituição, o texto explica, de forma detalhada, a distribuição do resultado. É também comentado sobre o “movimento da caixa”, das letras, do auxilio às indústrias, dos empréstimos efetuados, entre outros itens. É um relatório bastante longo, que corresponderia as notas explicativas e ao próprio relatório da administração atual.

Logo após tem-se o balanço em 30 de junho de 1899 e 31 de dezembro de 1899, seguido da Demonstração de Lucros e Perdas do ano bancário findo em 31 de dezembro. Esta demonstração segue o padrão da época, muito próximo a um razonete.

Finalmente, a exposição do Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho (2), sobre um acordo ocorrido em 1899 entre a instituição financeira e o Tesouro.

(1) O Paiz, 29 de abril de 1900, p. 4-5. Naquela época era o jornal de maior circulação. Os textos entre aspas estão com grafia da época.
(2) Murtinho foi um dos melhores ministros que o Brasil já teve. Organizou as finanças públicas, que tinha sido objeto da gestão Rui Barbosa. Veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Murtinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário