Translate

10 junho 2013

História da Contabilidade: O primeiro livro de contabilidade em língua portuguesa

Em 1494, frei Luca Pacioli publicou o livro que apresenta o método das partidas dobradas. Com a expansão da imprensa, sua obra foi rapidamente copiada em diversos países. E copiada não é força de expressão: em diversos idiomas, o texto de Pacioli foi simplesmente traduzido, muitas vezes sem a citação da fonte.

Mas na língua portuguesa o método das partidas dobradas somente chegou em 1758 ou 264 anos de diferença. O que provocou tal atraso?

Uma hipótese é a dificuldade de difusão da invenção da imprensa. Mas isto não se sustenta, já que em outros países europeus daquela época o método foi difundido rapidamente. Além disto, o catalogo da Biblioteca Nacional de Portugal mostra a presença de mais de mil títulos do século XVI e o dobro no século seguinte.

Ao buscar por um texto pioneiro sobre o assunto na nossa língua encontramos a obra Mercado Exacto nos seus livros de contas ou Methodo Facil para qualquer mercador, e outros arrumarem as fuas contas com a clareza neceffaria, com feu Diario, pelos princípios das Partidas dobradas, fegundo a determinação de Sua Mageftade, de autoria de João Baptista Bonavie. Esta obra é datada de 1758 e foi publicada em Lisboa.

A resposta para o grande atraso na divulgação do método está na própria obra. Nas páginas 14 da obra constam diversas licenças para sua impressão, incluindo a do Santo Oficio e do Rei. Na realidade são diferentes pessoas permitindo que a obra seja impressa, com datas diferentes. Isto é um claro sinal de que a impressão de textos em Portugal não era livre, já que dependia da autorização da Igreja e do Rei. E uma pesquisa nos livros publicados antes desta data vai encontrar que a maioria é composta por obras religiosas ou por textos nacionalistas, como Os Lusíadas de Camões.

E o que conduziu a mudança, que permitiu o Rei e a Igreja liberarem a publicação desta obra? A resposta seria as reformas que estavam sendo conduzidas em Portugal pelo Marquês de Pombal. Uma das medidas de Pombal foi a criação da Aula de Comércio, uma escola portuguesa técnica, com disciplinas práticas, como a contabilidade, e duração de três anos. O interessante é que a obra foi publicada em 1758 [1] e a escola foi fundada um ano depois, mas provavelmente tanto uma quanto a outra são reflexos da mudança do quadro institucional português promovido por Pombal.

Conteúdo do Livro
O livro de Bonavie [2] possui algo em torno de 150 páginas, ou 130 contadas a partir da introdução, bem menos que a obra de Pacioli. Mas enquanto o livro do italiano era uma obra de aritmética e contabilidade, Bonavie escreveu somente sobre as partidas dobradas.

Conforme anunciado na própria capa, a obra seria a primeira parte e contem 15 itens: instruções gerais, instrução particular do memorial, instrução particular do diário, instrução particular do livro de razão, títulos das contas gerais e seus usos, instrução para passar as adições do diário para o livro de razão, do livro de loge ou entrada das fazendas, do index ou alfabeto do livro de razão, idea ou aplicação do método, para extrair um balanço volante do livro de razão, forma do balanço volante, execução verdadeira do memorial ou borrador, execução verdadeira do diário, execução verdadeira do alfabeto ou repertório do livro de razão e execução verdadeira do livro de razão. Como pode ser notado pela listagem acima, o método usado para ensinar as partidas dobradas é bem distinto.

Quem era Bonavie?
Segundo o Diccionario Bibliographico Portuguez, de Innocencio Francisco da Silva, de 1854, no seu volume terceiro, Bonavie talvez tenha sido um italiano que apareceram em Portugal durante o governo de Pombal. Silva afirma que não se tem muita notícia do autor [3], exceto pelo seu livro, que Silva informa ter sido editado em 1779, o que contradiz a própria obra de Bonavie (vide a figura acima). Ainda segundo Silva, a obra de Bonavie não fez muito sucesso, sendo os exemplares vendidos “a peso”. Entretanto isto é questionável, já que em 1771 a obra foi novamente editada, agora na cidade do Porto.

[1] A data de publicação é controversa. Vasconcelos et al afirma que a obra foi publicada em 1771, sem citar a fonte. Vide VASCONCELOS, Ana et al. Uma abordagem histórica acerca dos Avanços Contábeis decorrentes das reformas implementadas pelo Marquês de Pombal na Administração Fazendária do Brasil Colonia de 1777 a 1808. Contextus, v. 6, n.2, 2008. Já Silva informa o ano de 1779, conforme será comentado adiante.
[2] Este livro encontra-se digitalizado na Biblioteca Nacional de Portugal.

[3] Sobre Bonavie, a Biblioteca Nacional de Portugal que Bonavie traduziu um livro de geografia em 1739. Isto seria um sinal que ele viveu em Portugal durante muitos anos. 

Um comentário:

  1. boa noite tenho um livro desse em minha posse gostaria de saber mais sobre ele , obgdo.

    ResponderExcluir