Translate

08 junho 2013

Fato da Semana

Fato: Pesquisa do IASB sobre a adoção das IFRS 

Qual a relevância disto? – O IASB divulgou esta semana os primeiros resultados de uma pesquisa sobre o grau de adoção das normas internacionais de contabilidade, emanadas por ele mesmo. Hoje é muito comum ler que estas normas são adotadas por mais de cem países (já li “mais de cento e vinte países”). O próprio IASB divulga um mapa com os países que adotam estas normas.

Mas existem controvérsias nesta informação. Alguns países incluídos pelo IASB na sua conta efetivamente não usam as normas internacionais. E isto coloca em questão a própria credibilidade da entidade.

A notícia é que o IASB resolveu encaminhar um questionário para os países perguntando se os mesmos adotam suas normas. O número de respostas ainda é reduzido – 66 de um total de mais de 180 países ou um terço - mas já permite ter um panorama melhor da situação.

É bem verdade que este blog não concorda com a forma que está sendo realizada a pesquisa e sua resposta. Por exemplo, afirmar que o Brasil adota as normas internacionais é otimismo demais. O nosso País adota parcialmente estas normas, já que instituições financeiras, em alguns casos, e pequenas empresas, ainda não convergiram. Além disto, nem todas as normas foram adotadas no nosso país. Assim, este blog é de opinião que o nosso País adota parcialmente a normas. Mas a resposta que o IASB irá considerar é que o Brasil usa as suas normas.

Positivo ou Negativo? – Uma vez que isto pode esclarecer melhor sobre o alcance real das normas, a pesquisa é positiva. Entretanto, esperamos que a consolidação do resultado final seja mais imparcial.

Desdobramentos – Acredito que o número final poderá ser próximo aos 120 países, já que parece existir uma tendência otimista na computação dos resultados. A pesquisa, obviamente, poderá ser usada para convencer os reticentes – como os Estados Unidos, Japão e Rússia – a aderirem ao clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário