Translate

29 junho 2013

Fato da Semana

Fato:  Os problemas financeiros das empresas de Eike Batista

Qual a relevância disto? – O empresário Eike Batista já foi o homem mais rico do Brasil. Além disto, foi eleito em 2013 o empresário mais admirado, segundo pesquisa da revista Pequenas Empresas & Grande Negócios. Muitos outros fatos comprovam que Batista é uma pessoa que “venceu na vida”.

Os últimos meses não foram fáceis para Batista. Depois dos problemas pessoais com seu filho, as empresas de seu grupo começaram a perder valor de mercado. Em particular destaca-se a OSX, com dívidas de 2 bilhões de reais em curto prazo, sendo grande parte dinheiro do contribuinte.

Durante essa semana um relatório de um banco fazia uma previsão de que a empresa tinha dinheiro para mais um ano de operação, no máximo. Além disso, a empresa não está pagando seus fornecedores.

Positivo ou Negativo? – Parte do dinheiro é público. Somente na dívida de curto prazo da OSX existem quase cinco reais de cada brasileiro. Sob este ponto de vista, os problemas da empresa poderão significar que eu (e você) perderei meus cinco reais e provavelmente ninguém será punido, nem mesmo quem tomou a decisão de fazer o empréstimo.

Outro aspecto importante é o fato das empresas de Batista estarem no Novo Mercado: a quebra mostraria que esse segmento do mercado de capitais não está imune a crise. Ainda, a tentativa de salvar as empresas do grupo usando dinheiro público – leia-se BNDES, Banco do Brasil ou CEF – poderá ser pior, pois transfere-se renda do contribuinte para um empresário bilionário. Ou seja, é difícil imaginar que esta situação seja positiva.

Desdobramentos – Está em curso uma operação de venda de parte dos ativos. O que o contribuinte espera é que não entre mais dinheiro público na história, entretanto é difícil acreditar que isto não ocorra.

(Existem semanas sem muitas possibilidades de "fato". Esta semana, além dos problemas financeiros de Batista, há destaque a várias notícias relacionadas ao fisco, conforme o leitor poderá perceber no Teste da Semana).


Nenhum comentário:

Postar um comentário