Translate

11 junho 2013

Estatística

Um dos livros clássicos de estatística chama-se How to Lie with Statistics, que mostra exemplos de manipulação de dados. O caso a seguir, apresentado pelo Estado de S Paulo (Governo de Minas omite estatísticas ao promover 'choque de gestão'  tucano, Daniel Bramatti, 10 de junho de 2013, A4), lembra um pouco isto. Trata-se da propaganda do governo do estado de Minas Gerais:
A maior distorção ocorre nos dados sobre segurança pública. Um gráfico com a taxa de homicídios por 100 mil habitantes mostra que, de 2004 a 2010, houve aumento de 1,4% nas mortes no Brasil e redução de 18% em Minas. Mas o governo tucano não começou em 2004, o ponto inicial da série histórica do gráfico. O choque de gestão foi aplicado em 2003 e, portanto, seus efeitos tem de ser medidos em relação ao ano anterior - o último do mandato de Itamar Franco, antecessor de Aécio.

Ao tomar-se 2002 como ponto de início da série histórica, o quadro que se revela é o oposto do que o governo estadual tenta propagandear: durante a gestão tucana, houve aumento de 14,1% nos homicídios em Minas e redução de 3,1% no País todo.

Nos dois primeiro anos do governo Aécio foram registrados 8 mil assassinatos em Minas, 2,7 mil (ou 34%) a mais do que nos dois anos anteriores. Somente então as ocorrências começaram a baixar - mas o gráfico publicado pelo governo, ao omitir a explosão inicial, sugere uma queda contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário