Translate

06 junho 2013

Basileia 3

O Instituto de Finanças Internacional (IIF) afirma que a reforma de Basileia III foi atrasada pela incapacidade dos europeus de encontrar um acordo.

O Instituto de Finanças Internacional (IIF), que representa os bancos mais importantes do mundo, disse nesta quarta-feira (05/06) que a cooperação entre países sobre regulação financeira está se fragilizando por causa de um enfoque nacional, que segundo a entidade, está destinado ao fracasso.

Segundo o relatório da entidade, que defende os interesses dos 450 maiores bancos do mundo, existem indícios preocupantes de uma crescente fragilidade das soluções internacionais nesses casos.

A reforma de Basileia III, um marco regulatório que busca reforçar a liquidez dos bancos frente a possíveis saídas de fundos em períodos de crise, foi atrasada pela incapacidade dos europeus de encontrar um acordo e também pela resistência dos Estados Unidos.

A regulação internacional das transações OTC de produtos derivados, que foi considerada uma das causas da crise financeira de 2008, também enfrenta vários obstáculos.

"A jurisdição mundial está adotando enfoques diferentes sobre os compromissos adotados pelos líderes do G20, seja sobre Basileia III, produtos derivados ou sobre as regras de contabilidade", disse em um comunicado Tim Adams, presidente do IIF.

Segundo Adams, uma solução a nível nacional vai afetar as empresas e os investidores, sem aumentar a estabilidade financeira.

O IIF pediu ações rápidas, já que estimou que os problemas de harmonização internacional "vão se tornar mais complexos no futuro".


Cooperação entre países para regulação financeira está fragilizado - Brasil Econômico - Por AFP 05/06/13 - Grifo nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário