Translate

30 maio 2013

Mãe: Feliz Aniversário

Por Isabel Sales

Hoje é aniversário de uma das pessoas mais lindas do universo: a minha querida mãe. Peço antecipadas desculpas a todos que não podem fazer uma homenagem assim, direta. Mas não só ela tenta ser uma leitora assídua do blog (apesar de ser médica), como sempre me apoiou em tudo, especialmente aqui.

Como outras famílias, como é comum à vida, nós passamos por muitas coisas. Perdas, doenças, maldade natural ou humanamente intencional. E a minha mãe ficou: sempre linda, amável, guerreira e leoa. Com lágrimas sim, porque que vida seria esta sem um coração partido e uma saudade incurável?

Mãe, eu queria poder fazer muita coisa por você. Queria te ajudar sempre a ir em viagens dos sonhos, controlar o mundo e a vida para que pequenas e agradáveis surpresas sempre alegrassem o seu dia, fazer com que a doença fosse algo que só ouvimos falar, mas não conhecemos. Ter amores-perfeitos em todos os jardins, girassóis em todas as janelas, orquídeas nos centros de mesas. Ter a família completa, no mesmo lugar, quietinha, aconchegada, para brindar à vida e rir das anedotas que os tios contam.

Mas a doença vem.... pra nos fazer aprender. Aprender a valorizar a saúde, aprender que a família é uma benção mais poderosa do que sequer imaginávamos, aprender que os momentos difíceis são sim importantes e poderosos (mesmo que doa admitir) para que as conquistas tenham sabor verdadeiro. Para que um abraço tenha poesia e um aniversário não seja só "envelhecer", ou "um ano a mais".


No seu dia o que eu mais te desejo é saúde. Saúde para conquistar mais sonhos, para mudar mais vidas, para conhecer mais castelos, mais jardins. Saúde para sempre falar para o Paulo se alimentar melhor, para a Renata gastar dinheiro com ela - e não com os outros, para a Jaqueline e eu ficarmos quietinhas "só um pouquinho". Saúde para os seus "ahhans" meio a tagarelice infindável desses seus quatro filhos que tanto te amam. E do neto que, quis Deus, nascesse puxando as tias e falando até com as paredes. Saúde para conhecer e ser ídolo de mais pequenos Henriques.

"Mãe" é uma palavra doce. E você nos ensinou muita doçura. Com seu exemplo humanitário, trabalhando pacientemente em plantões infindáveis em hospitais públicos, tratando bem quem quer que fosse, como quer que ele se apresentasse. Tendo três empregos e ainda assim nos ajudando com dever de casa. Sendo estudiosa desde cedo, deixando de fazer muita coisa, muita, muita coisa, para chegar onde chegou. Estudando mesmo já com os filhos "criados".

Feliz aniversário mamãe. E parabéns vovó, não só por criar a melhor mãe do mundo, como por sua braveza transmontana ser o ingrediente principal para uma família única, imensa e incomparável! O mundo precisa de mais exemplos femininos tão belos e fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário