Translate

01 abril 2013

Xadrez

Ocorre hoje, a partir das 10 horas de Brasília, a última rodada do torneio de candidatos a desafiante do campeão mundial de xadrez, o indiano Anand. A Fide, a entidade que organiza o xadrez no mundo, reuniu oito jogadores em Londres, incluindo os quatro melhores no rating, o desafiante do ano passado e três jogadores que venceram torneios. A disputa envolve turno e returno, num total de 14 rodadas.

Na sexta rodada o norueguês Carlsen – o melhor do mundo – e o armênio Aronian - o segundo melhor, dividiam a liderança com 1,5 ponto dos demais. Neste torneio cada vitória ganha um ponto e o empate 0,5. Na oitava rodada, o russo Kramnik, antigo candidato ao título, ganhou em reduziu a vantagem para um ponto, já que Carlsen e Aronian empatavam seus jogos. Na rodada seguinte, Aronian perde seu jogo e Carlsen, com um empate com Kramnik, isola na liderança. A décima rodada mantem as posições, mas Kramnik diminui a diferença de Carlsen a rodada seguinte, já que Aronian perdeu seu jogo.

A 12ª. rodada, que foi jogada na sexta, foi dramática. Kramnik venceu Aronian e praticamente tirou o armênio da disputa. Pressionado, o jovem Carlsen sentiu e perdeu sua partida. Com isto, Kramnik passa a ser líder isolado do torneio. Ontem, na 13ª. rodada, Kramnik teve chances de vencer, mas preferiu um conservador empate. Como precisa vencer, Carlsen fez um jogo de sete horas e forçou o erro do jovem Radjabov, o quarto melhor jogador do mundo pelo rating. Assim, Carlsen empatou com Kramnik na liderança, mas terá a vantagem do desempate. Você poderá acompanhar os jogos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário