Translate

01 abril 2013

Xadrez II

O torneio de candidatos para decidir o desafiante ao campeão de xadrez Anand chegou ao fim ontem. Dois jogadores estavam disputando o primeiro lugar: o ex-campeão Kramnik e o jovem Carlsen. Kramnik é um russo que possui um estilo cauteloso, mas que tinha obtido três vitórias nos últimos três jogos. O norueguês Carlsen possui 22 anos e a maior pontuação entre os jogadores de xadrez: o seu rating é maior que Kasparov.

Na última rodada Carlsen iria enfrentar um jogador russo. Já Kramnik teria como adversário um ucraniano. O critério de desempate seria o número de vitórias e isto favoria Carlsen, que tinha 4 x 3 vitórias. Isto significava que se Carlsen obtivesse o mesmo resultado do adversário seria o desafiante ao título. Mas com 33 lances, Carlsen jogando de brancas estava em clara desvantagem. E dois lances depois comete mais um erro, permitindo a vitória do adversário em 48 lances. Bastava que Kramnik empatasse seu jogo. Mas o russo, jogando de pretas, comete um erro no 35o. lance e mais 12 lances depois reconhece sua derrota.

Como os dois jogadores não somaram pontos, terminaram o torneio com 8,5 pontos, empatados. E Carlsen levou o direito de desafiar o campeão. Um final bizarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário