Translate

18 abril 2013

Um curso de economia comportamental

Erik Angner escreveu um livro sobre economia comportamental bastante interessante (A Course in Behavioral Economics, Palgrave, 2012). A estrutura é simples: para cada capítulo onde Angner explica os conceitos de economia, segue um capítulo sob a ótica da economia comportamental. Por exemplo, o capítulo dois é sobre escolha racional em situação de certeza. O autor discute sobre preferências e utilidades de forma bastante didática. No capítulo seguinte, Angner coloca os conceitos de custo de oportunidade, custo perdido, aversão à perda, efeito propriedade, ancoragem, entre outros, também numa situação de certeza.  Assim, o autor explica como a economia comportamental pode, sob certos aspectos, ser justificada usando os próprios instrumentos da teoria econômica.

Após este início, discute a questão do julgamento em situação de risco e incerteza. Depois escolha em situação de risco e incerteza e escolha intertemporal. Esta parte, por sinal, talvez tenha os trechos mais interessantes da obra. A parte V, por outro lado, é decepcionante. Trata da interação estratégica, através da utilização da teoria dos jogos. Mas a análise é muito pobre e a parte comportamental é muito rápida (somente dez páginas).

Ao longo do texto, Angner apresenta alguns exercícios, cujas respostas estão apresentadas no final.

Vale a pena? Para que deseja comparar a teoria econômica tradicional com a economia comportamental, a obra é uma introdução importante sobre o assunto. Para quem não gosta de formalização dos conceitos, fuja do livro.

Evidenciação: Este livro foi adquirido pelo blogueiro numa livraria comercial. 

Um comentário: