Translate

22 abril 2013

História da Contabilidade: Ensino Prático e Teórico

Uma das grandes discussões educacionais do ensino de contabilidade refere-se a dicotomia entre o ensino prático e o ensino teórico. Esta polêmica é bastante antiga na nossa história.

Em meados da década de 20, do século XX, a Escola Pratica de Commercio Avalfred fazia questão de distinguir-se das demais por ser uma “escola prática”. Num anúncio publicado no Almanaque Tico-Tico (provavelmente de 1926), a instituição de ensino comentava:

Fundada em Janeiro de 1921, na futurosa capital do Estado do Paraná, a primeira escola “Avalfred”, sob a idônea direcçao dos Srs. Dr. Avelino Lopes e João Alfredo Silva, grangeou a mesma, já pelo programa original pra o Brasil, já pelo methodo e processos nunca anteriormente empregados no ensino nacional, o mais relevante conceito no sul do paiz. Tendo razões, por conseguinte, de implantar-se sem demora na Capital do Brasil, a sucursal fundada no Rio de Janeiro no inicio de 1923, conseguiu desde logo a mais invejável aceitação afirmada pelo aumento sucessivo de suas matriculas. As instalações didacticas, que na matriz, que na filial, são de montagem caprichosa e impressionam optimamente: reaes secretarias de commercio substituem as carteiras escolares comuns; os quadros negros são traçados como se fossem livros de contabilidade; escriptorios technicos – comercial, industrial e bancário – obedecem as exigências modernas; archivos, machinas de escrever, machinas de calcular, mimeógrafos, prensas, grampeadores, carimbos, bem como livros apropriados de escripturação e os mais variados impressos, permitem aos alumnos, após tempo relativamente curto, ficarem aptos ao exercício consciente e pratico da profissão de guarda-livros e correspondente.

O texto prossegue afirmando que num prazo de um ano o aluno estaria apto da trabalhar em qualquer casa de comercio, “dispondo de conhecimentos práticos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário