Translate

07 abril 2013

Energia eólica

As estimativas das reservas de petróleo e gás natural são polêmicas, mas estão facilmente disponíveis há anos. Mas as reservas de energia renováveis são difíceis de serem mensuradas. Um projeto recente da Bloomberg New Energy Finance propôs uma metodologia para quantificar estas reservas renováveis. O gráfico a seguir mostra o método aplicado ao Brasil:

Ou seja, as reservas de biocombustíveis e de hidrelétricas são mais relevantes que as reservas de petróleo, carvão e gás. E as reservas de energia eólica, apesar do grande potencial, ainda são reduzidas. Mas o gráfico mostra que a tendência a valorizar excessivamente as reservas de petróleo, por exemplo, não faz sentido diante do potencial das energias renováveis. No método de cálculo considera-se os projetos existentes e os projetos planejados.

Mas outro estudo mostrou uma verdade inconveniente: a geração de energia eólica é menor que a energia consumida na produção dos painéis utilizados. A boa nova é que existe uma tendência de reverter este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário