Translate

11 abril 2013

Bitcoin é ativo?


A Bitcoin é uma moeda digital, que não possui vínculo nenhum com algum tipo de governo ou banco central. Três possíveis aspectos podem contribuir para a dúvida sobre o fato de a moeda Bitcoin ser ou não um ativo: (a) a questão legal; (b) o fato de ser digital; (c) não ter um respaldo de uma autoridade monetária.

A moeda não é reconhecida oficialmente como tal por algumas autoridades monetárias. Entretanto, isto não impede da moeda ser aceita por entidades legalmente constituídas. E que já existam regras sobre o uso de moeda digital em certos países. Assim, apesar da aceitação por parte dos governos ainda ser uma questão pendente, isto não pode ser considerado uma restrição para a aceitação do Bitcoin como ativo. É importante relembrar que a legalidade não é um requisito para o reconhecimento e mensuração de um ativo.

De igual forma, o fato de o Bitcoin ser um bem intangível não é uma restrição séria ao seu reconhecimento. Existem diversos exemplos de ativos intangíveis, como ágio, patentes, entre outros. Finalmente, a falta de um respaldo por parte de um banco central também não é problema.

O importante é que o Bitcoin tenha condições de gerar futuro benefício econômico, controlado da entidade e baseado em transações passadas. Aceitando que o Bitcoin cumpre os três quesitos, pode-se afirmar que é um ativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário