Translate

30 março 2013

Walt Disney World: atenção aos detalhes

Por Isabel Sales

Pedido de autógrafo à "princesa". 

O livro “Nos Bastidores da Disney” é vendido como algo que revela “os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo”. Técnicas de marketing e vendas a parte, é um livro delicioso sobre alguns detalhes dos bastidores do Mundo Mágico. Eu me diverti com a leitura, assim como todos com quem compartilhei o livro. Nós optamos pelo perfil turístico e por isso valeu a pena.

“Se houver algo novo para se descobrir todas as vezes que o parque é visitado, os convidados estão mais propensos a retornar”.

Por exemplo... No parque temático Magic Kingdom, na Flórida, a maioria das pessoas não percebe, mas no castelo da Cinderela há um mural ilustrando cenas do conto. Em um deles, como na história, uma das filhas está “vermelha de raiva” e a outra “verde de inveja”.

As pontas mais gastas dos postes para amarrar cavalos (que adornam a rua principal) são retiradas e retocadas todas as noites. A meta é fazer com que pareçam novas todas as manhãs. O horário de início da tarefa depende da temperatura e da umidade, para que a tinta já esteja seca no horário de abertura do parque, na manhã seguinte.

Outro exemplo de como é importante a atenção aos detalhes está na forma como o Castelo da Cinderela foi construído. As pedras próximas ao solo são maiores do que as do alto. Isso faz com que o castelo pareça maior, sem torná-lo opressivo. A mesma técnica foi empregada em outras partes do parque. Na Main Street, se você comparar os andares dos prédios, verá que o segundo andar é sempre menor que o primeiro. E o terceiro menor que o segundo. O exemplo mais nítido está na loja Crystal Arts, pois as janelas do terceiro andar estão alinhadas exatamente sobre as do segundo andar e, apesar de ser um prédio de três pisos, é apenas um pouco mais alto que o prédio de dois pisos ao seu lado.

Um último exemplo. Quando os convidados chegam pela manhã, ouvem música animada; os membros do elenco recebem os convidados com vitalidade. A noite, porém, a música é suave; os membros do elenco agem com tranqüilidade. A música realça a experiência; acrescenta algo à sensação de satisfação e de bem-estar do convidado; faz com que ele se lembre com prazer da visita e deseje voltar. Mas nem um em cada mil tem consciência dessa diferença musical.

"Faria diferença se os convidados percebessem? Provavelmente, não. Provavelmente gostariam de saber. Afinal, quem quer entrar todo entusiasmado no Magic Kingdom e ser recebido por um membro do elenco todo relaxado, pacato? E quem quer terminar um longo dia no Magic Kingdom, rumando para o portão principal, cansado, mas feliz, tendo de agüentar membros do elenco pulando de lá para cá?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário