Translate

07 março 2013

Índice Dow Jones


O índice Dow Jones, que mede a variação do preço das ações de 30 das principais empresas negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, bateu recorde ontem ao atingir o seu maior valor em toda a história, fechando em 14.253,77 pontos, uma elevação de 0,9%.
A marca anterior era de cinco anos e meio atrás, em outubro de 2007, cerca de um ano antes do colapso do mercado financeiro americano com a quebra do banco Lehman Brothers e a implosão do setor imobiliário. Em março de 2009, o Dow Jones havia caído para metade do nível anterior, antes de recomeçar uma lenta recuperação.
No fim do pregão, depois de tocar o sino anunciando o término das negociações, os operadores celebraram o resultado. Alguns analistas alertavam, porém, que o recorde oculta a real situação de fragilidade da economia e do mercado financeiro americano.

[...]Jeff Cox, principal analista financeiro da rede de TV CNBC, voltada para a cobertura econômica, lembrou que, ao "se ajustar para a inflação em dólares, o índice Dow Jones precisaria ultrapassar 15.731,54 para bater o recorde" estabelecido há mais de cinco anos. Alguns analistas avaliavam ontem que ainda há condições de o mercado prosseguir nesta tendência de alta até atingir 18 mil pontos. Outros estavam mais céticos. As bolsas europeias permanecem distantes de seus recordes estabelecidos anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário