Translate

18 março 2013

1829 e o Banco do Brasil


A Malagueta foi um periódico publicado na cidade do Rio de Janeiro, entre 1821 a 1832. Seu editor foi Luis May e o jornal defendia a emancipação política do Brasil e o fortalecimento da federação.

Em 1822, meses antes da independência, o jornal criticava a contabilidade de uma repartição, afirmando que era pior que qualquer escrituração de um mascate da Lapa (bairro da então capital do País):


Mas gostaria de destacar o final da década da independência, quando publicou uma série de artigos sobre o Banco do Brasil. A posição do “A Malagueta” era bastante crítica e considerava, claramente, a extinção do estabelecimento. Como nesta frase, da edição 93:

e mostrão que podem cessar todos os vexames que o Banco causava com o seos Privilegios á Nação, sem que a Nação derivasse delle utilidade alguma. Ora se a Constituição acabou com Privilegios, como hé que estes do Banco poderião continuar?

Para isto o jornal propunha que o Banco do Brasil tornasse um estabelecimento particular e sem privilégios, nomeando o governo “um fiscal e dois negociantes” para fazer a liquidação. Se deveria contar com “especial assistência Diaria dos Contadores, e Guarda Livros, que possão ter servido na Casa, e que em rigor da Ley devem ser chamados para dar contas de suas respectivas Administraçoens”. Sete números após, na edição 99, ainda em 1829, A Malagueta afirmava sobre o Banco do Brasil que se deveria “liquida-lo, e reconhecer se elle está fallido, abatida a somma dos seos creditos da somma dos seos débitos ou vice versa” Um pouco confusa a afirmação do jornal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário