Translate

05 fevereiro 2013

Notícias e preços dos ativos


Uma das máximas da teoria de finanças é que os preços dos ativos reagem às informações importantes não esperadas. Em 1968, dois pesquisadores mostraram como o mercado reagia aos anúncios de resultado das empresas. Posteriormente, diversas pesquisas revelaram que informações como dividendos, aquisições, entre outras, refletem nos preços.

Podemos dizer então que existe uma intensa busca pela associação entre informação e preço dos ativos. O grande problema deste tipo de pesquisa é identificar um evento que seja importante (como o anúncio de uma operação de aquisição) e verificar como o mercado reagiu a esta notícia. Nos dias de hoje o número de notícias que são divulgadas sobre as empresas é enorme. Calcula-se que somente o Dow Jones Newswire produziu, em dez anos, 2 milhões de estórias. Obviamente que muitos textos irão passar despercebidos do mercado, sendo considerados irrelevantes.

Uma pesquisa recentemente divulgada avançou um pouco mais neste assunto. Como a grande maioria das notícias são textos, quatro pesquisadores, dois deles israelenses e dois estadunidenses, construíram uma metodologia que permitia separar os textos assuntos. Além disto, a ferramenta consegue separar as notícias irrelevantes da informação. Usando este instrumento, os pesquisadores melhoraram substancialmente o modelo que associa informação com preços dos ativos.

Outro aspecto interessante é a possibilidade de classificar os textos em positivo ou negativo. Os pesquisadores encontraram que textos sobre parcerias são muito positivos, enquanto acordos legais são negativos. Assim, os diferentes assuntos podem refletir de forma diferenciada no preço dos ativos.

Este texto é um tipo de pesquisa que vai além das análises simples de séries temporais. Ele busca um instrumento moderno, que contemple também as palavras que são usadas nos textos, em lugar de focar somente nos números dos mercados. Pouco a pouco começamos a conhecer um pouco mais o que move o mercado acionário.

Leia mais em: BOUDOUKH, Jacob; FELDMAN, Ronen; KOGAN, Shimon; RICHARDSON, Matthew. Which news moves stock prices? NBER Working Paper 18725, jan. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário