Translate

16 fevereiro 2013

Não invista nos bancos

Um texto interessante da Exame discute que investir através dos bancos pode ser ruim. Eis algumas razões:

Eles oferecem baixas remunerações no investimento em CDBs

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) são títulos de renda fixa emitidos pelos bancos como forma de captar recursos de investidores que serão utilizados em operações de crédito. Eles representam claramente uma prática que rege o sistema dos bancos, que é a tentativa de captar dinheiro ds clientes pagando o mínimo possível para depois emprestar cobrando o máximo que conseguirem.

“É um conflito de interesse, porque o banco precisa comprar dinheiro barato, se não ele perde a sua margem. Então, ele faz a negociação caso a caso. Pessoas com maior conhecimento e informação ganham mais nos investimentos porque na negociação exigem mais e quem tem menos conhecimento recebe menos”, explica o autor do livro “Case com seu banco com separação de bens”, Beto Veiga.

Os CDBs de grandes bancos são constantemente oferecidos aos clientes com remunerações inferiores aos CDBs de bancos menores. Como os bancos grandes têm acesso a milhões de correntistas, eles não fazem grandes esforços para oferecer boas vantagens e captar mais clientes. Já os bancos menores e instituições independentes oferecem melhores condições para atrair mais investidores.

Para conseguir uma remuneração de 100% do CDI, que seria uma remuneração vantajosa em relação a outros produtos de renda fixa, os bancos grandes exigem aportes iniciais altos ou a permanência no investimento por um longo período. Enquanto bancos médios e instituições independentes oferecem 100% do CDI para valores investidos a partir de 1 real como no Sofisa Direto, do Banco Sofisa, e no CDB Direto, do Banco Ficsa.

Apesar de estes bancos menores apresentarem maiores riscos, existe a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, que cobre os prejuízos que o investidor tiver até o teto de 70.000 reais (garantia válida por instituição e por CPF).

Bancos vendem Títulos de Capitalização como se fossem um “investimento” vantajoso

O Título de Capitalização (TC) é um produto que também faz parte da cesta de metas dos gerentes, por isso é insistentemente empurrado aos clientes. Os TCs podem prejudicar o investidor justamente porque eles são apresentados com um bom investimento e funcionam mais como um jogo de loteria. Segundo os bancos, eles são vantajosos porque condicionam o cliente a poupar uma quantia fixa todo mês que tem o mesmo rendimento da poupança antiga e ainda promovem sorteios.

Ocorre que os TCs não rentabilizam todo o dinheiro aplicado. Em um típico título vendido no mercado, apenas 10% das três primeiras mensalidades é rentabilizado, do quarto ao 23º mês, 90% e, do 24º ao 48º mês, 97,98%. Pelo fato de boa parte dos recursos destinados ficarem para os bancos, pode-se dizer que se o valor fosse colocado em um cofrinho e deixado lá daria na mesma. E além disso, em muitos casos, o cliente só pode recuperar o seu dinheiro depois de cinco anos, ficando sujeito a pagar uma taxa caso queira antecipar o resgate.

Seus planos de previdência são mais caros

Entre os “Top 3” produtos empurrados ao cliente também entram os planos de previdência, que são outro produto que ficam muito mais desvantajosos se investidos por meio dos bancos.

Especialistas recomendam que os planos de previdência não tenham taxas de administração superiores a 1,25% ao ano e que não possuam taxa de carregamento (porcentagem descontada sobre o valor investido a cada aporte). Ocorre que muitos bancos praticam taxas de administração que chegam a superar os 3% ao ano, além de cobrar taxa de carregamento.

“Os bancos, em geral, têm um custo mais alto pra se investir em produtos mais simples como os planos de previdência, o que deveria ser o contrário. Com isso, muitas vezes os custos anulam o rendimento do plano”, afirma Conrado Navarro, planejador financeiro da consultoria Dinheirama.

Cobram taxas altas para investir no Tesouro Direto

O investimento em títulos do tesouro Direto só pode ser feito por meio da abertura de uma conta em um banco ou corretora autorizados a comprar os títulos. Atualmente, cinco instituições não cobram taxas para o investimento, mas nenhum banco grande de varejo está entre elas. E o pior, os bancos são algumas das instituições mais caras para investir no Tesouro Direto, com taxas de administração que chegam a 0,50% ao ano.

As indicações sobre os melhores investimentos podem não ser as mais adequadas

Dois fatores pesam para que os bancos não sejam as melhores fontes de conselho sobre investimentos. O primeiro deles é o já mencionado conflito de interesses. “Como os clientes que investem por meio dos bancos tendem a ser menos exigentes e a confiar mais na orientação dos gerentes, que prestam uma consultoria de graça, o gerente não age em função do melhor interesse para o cliente, mas sim do próprio interesse”, diz Veiga.

E o segundo fator é que os bancos podem ter profissionais menos especializados ou menos disponíveis do que as gestoras independentes. “Os bancos de varejo tem muitos níveis de profissionais dentro da instituição, então eles têm bons profissionais de gestão, mas nem sempre esses que entendem mais sobre o assunto são acessíveis para o pequeno investidor”, comenta Conrado Navarro.


Os gestores independentes, pelo fato de trabalharem com foco apenas em investimentos, além de terem mais liberdade para indicar as aplicações disponíveis, podem ter uma noção maior dos produtos mais indicados para cada perfil de cliente. “Eles têm acesso a mais informações e detalhes do produto e fazem uma assessoria mais direta, indicando os produtos mais adequados”, acrescenta Navarro.

Custos de investimentos em geral costumam ser maiores nos bancos

Não que as outras instituições financeiras não tentem ganhar dinheiro em cima do cliente (afinal elas também sobrevivem disso), mas pode-se dizer que os bancos conseguem praticar taxas ainda maiores e ganhar ainda mais à custa dos clientes. “O banco pode ser mais negligente em relação a taxas porque ele tem um conjunto cativo de correntistas. A administradora de recursos independente, por sua vez, precisa correr atrás de clientes e um dos elementos que ela usa para atraí-los são as taxas menores”, explica Beto Veiga.

Ele afirma que no caso dos fundos de investimento, por exemplo, os bancos são comissionados por meio da taxa de administração, por isso, eles sempre tentam deixar a taxa o mais elevada possível.

Compreender a lógica que rege o sistema é importante para desmistificar as impressões de que os gerentes são grandes amigos, ou na outra ponta, sugadores de dinheiro. Eles simplesmente atuam como vendedores, mas em vez de produtos de consumo, eles vendem produtos financeiros. Por isso, conforme Veiga defende, é possível conseguir melhores condições de investimento com os bancos se o cliente souber que para isso é preciso negociar.

Por que os bancos podem ser o pior lugar para você investir - 15 de Fevereiro de 2013 - Portal Exame

A questão que o investidor não possui alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário